2012/06/28

VESA Mobility DisplayPort Liga Smartphones aos Monitores


Embora o mundo vá avançando no sentido das ligações sem fios, mesmo quando se trata da transmissão de vídeo, as fichas e cabos ainda nos irão acompanhar (ou atormentar) durante bastante tempo. E digo atormentar pois a evolução tecnológica nos empurra no sentido de irem havendo cada vez mais variantes e estilos de ficha, que vão vendo o seu tamanho reduzido, e que depois obrigam à utilização de cabos/adaptadores especiais.

Se não chegassem as portas micro HDMI, e Mini Displayport, e MHL, eis que a VESA vem agora anunciar que a sua Mobility DisplayPort (MyDP) é que será a forma standard mais versátil de ligar equipamentos mobile a ecrãs externos. É que ao contrário da MHL que apenas foram pensadas para serem ligadas a equipamentos via HDMI, esta MyDP permite fazer isso... e também ligar o equipamento a monitores VGA e DVI. Embora a resolução máxima seja o FullHD 1080p a 60fps, este standard conta também com um canal de comunicação de 1Mbps, que poderá ser usado para dar uso a teclados e trackpads externos (facilitando a criação de "docks" externas, com monitor/teclado/rato e que usem o smartphone como cérebro),

A ficha continuará a ser fisicamente idêntica à do micro USB, e continuará a servir para carregar o smartphone e servir de ligação com outros equipamentos. Esperemos que desta vez este standard se torne verdadeiramente standard... que os consumidores agradecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)