A maior parte das pessoas estará bem familiarizada com os cartões de memória, como os SD e MemoryStick. Mas, nos segmentos mais "profissionais", continua a ser bastante popular um formato que tem vindo a resistir ao passar do tempo: os Compact Flash. Um formato que no entanto já parece ter os dias contados, à conta destes XQD - e que poderá estar para mais cedo do que se pensa, graças à ajuda destes novos cartões Sony S Series XQD. É que a Sony elevou as velocidades de 125MB/s dos seus cartões anteriores para os 168MB/s - velocidade sustentada em leitura e escrita contínua - que superam a velocidade teórica máxima dos cartões Compact Flash.
Com estes cartões, a Nikon D4 (a primeira - e por agora única - câmara a usar este formato) pode captar 108 fotos em RAW em modo contínuo, a 10fps.
... E antes que pensem que este é mais um daqueles formatos que a Sony se lembra de inventar só para ser diferente, os XQD foram desenvolvidos pela SanDisk, Sony e Nikon, mas contam também com o apoio da CompactFlash Association que o encara como o método preferencial para suceder aos CF.
Este cartão Sony XQD S Series de 64GB vai ficar disponível já este mês - e custa no Japão a módica quantia de $754 (nos próximos meses será acompanhado por um modelo de 32GB, custando $503).
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)