2012/07/25

Carteira Digital da Optimus já Compra Nespressos




Há muito que venho a dizer que os operadores de telecomunicações estão sentados numa autêntica "mina de ouro" (como se se o seu negócio já não o fosse ;) que é o seu posicionamento perfeito para se tornarem em intermediários nos pagamentos. Se eles já têm os clientes validados e o seu dinheiro, porque motivo não se dá uso a isso, permitindo pagar directamente as coisas através do nosso telemóvel, sem ter que recorrer à introdução de dados dos cartões MB ou VISA, etc?

Felizmente, esta minha visão não é uma mera miragem, como agora se confirma com a carteira digital da Optimus: o "Saldo Extra". (Um nome um pouco infeliz, que poderá causar alguma confusão com o outro serviço que já existia: Extra Saldo).


Infelizmente, este projecto por agora está limitado aos colaboradores da Optimus, que graças à parceria com a Nespresso, possibilita o pagamento de cafés nas máquinas existentes nos edifícios Optimus, e fazendo de Portugal o primeiro país do mundo a possibilitar esta forma de pagamento para os amantes do café Nespresso - para fazer o pagamento basta enviar um SMS com o código indicado na máquina, ou em alternativa, fazer a leitura do QR Code correspondente.

O sistema Saldo Extra é bastante interessante, pois elimina as confusões com o saldo "principal" da vossa conta do telemóvel:
O "Saldo Extra" funciona como uma 2ª conta do cliente. Para além do saldo habitual que é utilizado para comunicar, O "Saldo Extra" permite que os clientes possuam um 2º saldo, onde mais facilmente podem controlar os seus gastos em serviços especiais e pagamentos por telefone.
Torna-se assim num serviço perfeitamente adequado para este tipo de pagamentos, que as pessoas podem carregar da mesma forma que um carregamento tradicional, sem necessidade de qualquer registo ou pré-ativação. 


No caso dos planos pós-pagos, espero que esteja contemplada igualmente uma modalidade de "pós-pagamento" (talvez com um limite máximo de "crédito" associado.)


Mas, falta fazer com que este tipo de sistemas saia destes projectos piloto, usados apenas como demonstração, para o mundo real, e em locais que realmente possam servir para facilitar a vida dos utilizadores. (E espero que, com os operadores a ganharem esta nova fonte de receitas, se lembrem de começar a oferecer planos mais atractivos de comunicação... como por exemplo, tráfego de dados com limites bem mais generosos que os actuais.)

3 comentários:

  1. Ou as empresas de telecomunicações viram banco... ou a banca vira-se para as telecomunicações!!

    ResponderEliminar
  2. pode colocar uma maquina dessa do meu lado?

    ResponderEliminar
  3. http://wallet.tmn.pt

    Gosto mas acho mal não partilhar o saldo com o telemóvel... Há aí telemóveis com mais dinheiro de saldo que certas contas bancárias

    ResponderEliminar