2012/07/19

Impressora Anti-Desperdício Imita Olho Humano


Embora as impressoras sempre tenham sido uma maravilhas tecnológicas que sempre me impressionaram, desde as velhinhas impressoras de agulhas, ou as que pouco mais eram que máquinas de escrever eléctricas (com aquelas cabeças de impressão esféricas), às mais recentes impressoras a laser e de jactos de tinta. Maquinaria de tão alta precisão e com sistemas tão complexos... mas que poucos apreciam verdadeiramente, talvez por culpa do seu preço "ridiculamente baixo" a que hoje podem ser adquiridas.

No entanto, confesso que nunca me senti tentado a ter uma impressora porque... o uso que lhe daria seria bastante espaçado. Coisa que no caso das impressoras a jacto de tinta, traz alguns inconvenientes, como a tinta que seca nos pequenos ejectores das cabeças - mas que agora podem estar prestes a ter uma solução inspirada na biologia humana.

Tal como estes ejectores, também os nossos olhos têm necessidade de estar sempre humedecidos; e para simular isso de forma "tecnológica", investigadores criaram uma cabeça que usa gotículas de óleo de silicone que selam os ejectores sempre que a impressora não está a imprimir, impedindo assim o contacto da tinta com o ar, e o consequente entupimento que depois obrigaria a um ciclo de limpeza (e consequente desperdício de tinta).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)