2012/07/23

Microsoft Pede Desculpa por "BIG BOOBS"


Parece que já nem os meandros internos da programação podem passar despercebidos "por trás" dos interfaces que os utilizadores podem ver. Paolo Bonzini parece ter ficado chocado quando descobriu que a definição utilizada pela Microsoft para as máquinas Linux virtuais era o número hexadecimal 0xB16B00B5.

Um número que poderá passar despercebido à maioria das pessoas, mas que para um programador (ou para quem lida com números hexadecimais e estiver habituado a "lê-los"), rapidamente se torna em "BIG  BOOBS".

Isto é algo conhecido como hexspeak, e tem sido usado por programadores há bastante tempo, como forma de criar números que sejam facilmente memorizados... ou então, por mera diversão ou figura de estilo.

Alguns números hexspeak são:
  • 0xDEADBEEF - que era usado no Commodore Amiga como forma de anunciar erros e até serviu de nome a um jogo no iOS
  • 0xD15EA5E - ("Disease") - usado pela Nintendo nas suas consolas
  • 0x8BADF00D ("ate bad food") - usado pela Apple nos erros do iOS

A Microsoft já veio agradecer a chamada de atençao e pediu desculpa pelo sucedido, mas... o que vos parece: será que usar uma definição em hexspeak poderá mesmo tornar-se em algo incómodo para as programadoras? (Se houver alguma por aí, que nos deixe a sua opinião nos comentários...)

6 comentários:

  1. Olá...
    Primeira vez que escrevo nos comentários! :) Costumo ler por feed.

    Mas sendo programadora, e mais que habituada a um montes de "gajos" à volta, esse tipo de coisas já passa sem registar! :P

    Cumprimentos,
    Helena

    ResponderEliminar
  2. eu acho que chamar Big Boobs a uma maquina virtual linux lisonjeador.

    Agora a sério: esse tal de Paolo Bonzini não tem mais nada que fazer? Se está com falta de trabalho, há aqui um lugarzito para ele, estamos a precisar de programadores

    ResponderEliminar
  3. É um bocado falta de profissionalismo, mas não acho que seja assim tão chocante, para fazerem um filme desses.

    A programação é uma área onde os homens estão consideravelmente em maioria, por isso, como a zabbelinha disse no comentário a cima, as programadoras devem estar habituadas a esse tipo de conversa.

    ResponderEliminar
  4. Grandes mamas, mas que coisa ofensiva. Ai cruzes credo.

    Ainda hoje via uma notícia sobre uma anúncio da carefree que usava a palavra 'vagina'. Choveram logos montes de queixas.

    Mas que mundo. Eu tenho uma atitude muito simples, ai isso ofende-te? Então adeuzinho, não vale a pena perder tempo contigo.

    Next!

    ResponderEliminar
  5. Só é chocante quando interessa! :)

    ResponderEliminar
  6. Essa é a versão para servidores. Para desktop é OxSM41LLT49TS

    ResponderEliminar