2012/07/10

Mozilla Abandona Thunderbird?


Calma... não é verdadeiramente um abandono como alguns têm referido, mas simplesmente um reestruturar de prioridades e melhor distribuição dos recursos. A Mozilla acha (e bem, na minha opinião) de que a necessidade de um cliente de emails offline como o Thunderbird é algo cada vez menos atractivo face ao que é possível fazer-se com os clientes web.

Daí que pensa que o Thunderbird chegou a um ponto onde pode estar simplesmente em "ritmo de cruzeiro", com uma equipa mais reduzida capaz de ir resolvendo os problemas que forem surgindo, e contando com o apoio da comunidade para o ir melhorando, mas já sem se esperar qualquer mudança "revolucionária".

Assim, a Mozilla poderá dedicar mais recursos para outros projectos, como o Firefox OS, que certamente terá muito mais potencial para inovação no futuro que se aproxima. (Pessoalmente, nunca fui grande fã dos clientes de email offline - pois tive a sorte de logo desde cedo me ter convertido a bons web-mails: inicialmente o nosso nacional Zmail, e depois... e inevitavelmente... o Gmail do Google). Daí que, pela parte que me toca, não poderei dizer que fico incomodado com esta posição da Mozilla... mas novamente relembro: que não se trata de cancelar ou abandonar o Thunderbird, mas simplesmente de lhe dedicar um pouco menos de atenção. Algo que me parece perfeitamente justificável face à evolução que as coisas têm tido...

4 comentários:

  1. No entanto, havia muitas coisas que parece que ficaram por fazer. O thunderbird anda um bocado lento. Algumas funcionalidades foram deixadas para tras.

    O gmail e bom, mas nao estou a ver a minha mae e pai a converterem-se a ele tao facilmente (especialmente na parte de ter varias mensagens abertas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, ja pra n falar, qd se tem varias contas de emails, de varios locais diferentes (gmail, isps, etc) onde pode ficar tudo centralizado...
      Pra quem tem so um email, tudo bem, mas pra quem tem varios...
      Ler emails num computador é com um leitor de emails, venham as interfaces de emails q vierem...

      Eliminar
  2. Seja outlook ou thunderbird, muitas vezes é necessário ter mesmo um cliente de email. O abandono o desenvolvimento é visto por mim como um duro golpe ao open Soure . Afinal de contas este é o principal concorrente gratuito ao outlook. É realmente uma pena ver um projecto bom acabar assim... Provavelmente este será o fim do Thunderbird.

    ResponderEliminar
  3. Seja outlook ou thunderbird, muitas vezes é necessário ter mesmo um cliente de email. O abandono o desenvolvimento é visto por mim como um duro golpe ao open Soure . Afinal de contas este é o principal concorrente gratuito ao outlook. É realmente uma pena ver um projecto bom acabar assim... Provavelmente este será o fim do Thunderbird.

    ResponderEliminar