2012/07/23
Skype Não Diz se Pode Escutar Conversas dos Utilizadores
As autoridades de diversos países estão interessadas em fazer com que as empresas de produtos de comunicação disponibilizem formas que permitam "escutar" os que os seus utilizadores dizem ou escrevem. Até aí, nada de novo... estão a fazer aquilo que acham ser necessário para manter a segurança, e... a ideia é boa desde que não haja abusos (sendo idêntico ao que já se passa nas chamadas telefónicas, por exemplo).
No entanto, o que me parece ser necessário existir é total transparência, coisa que parece não estar a acontecer com o Skype... que simplesmente se recusa a dizer que tipo de acesso é que disponibiliza às autoridades, dizendo apenas que "coopera com elas da forma legalmente e tecnicamente possível".
Mas afinal... será que ainda alguém pensa que este tipo de "não-informação" tem lugar nos dias que correm?
Numa altura em que facilmente se podem enviar mensagens encriptadas, com sistemas que serão praticamente "inquebráveis" (por exemplo, cifragens múltiplas sequenciais, usando diferentes algoritmos)... penso que será um pouco inocente esperarem que "não dizendo" se ouvem ou não as conversas, terão melhores resultados...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)