2012/08/06

A Primeira Página Web na Internet


A Internet e as páginas web podem agora ser algo que muitos consideram como um "direito fundamental", mas... como quase tudo, teve primeiro que ser inventada. Para que a história não fique esquecida, o CERN preserva até aos dias de hoje a primeira página HTML, criada por Tim Berners-Lee em 1991 num computador NeXT.


Bem, na verdade não é exactamente a página original, mas sim uma versão dela já de 1992 - já que naquela altura se iam fazendo alterações quase diárias, à medida que o projecto da World Wide Web ia sendo desenvolvido. Ainda assim... não fará mal recordar estes primórdios, que agora nos parecem ter acontecido na "pré-história" da internet, e ter consciência de que sem estes primeiros passos... a internet como a conhecemos hoje, certamente não existiria ou seria bem diferente.

... E quem imaginaria que 20 anos depois, não só se tivesse tornado em algo que não liga todo o mundo, como é algo que podemos transportar connosco para todo o lado, nos nossos smartphones; que nos permite ver vídeos em resoluções HD (e até superiores) em sites como o YouTube; e tudo o mais que diariamente fazemos na internet, sem sequer pensar em como tal se tornou possível. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)