2012/08/02

Apple Lidera Vendas de PCs... com o iPad


A Apple ultrapassou a HP em número de computadores vendidos... mas conseguiu este feito apenas graças à inclusão do iPad na categoria de "PCs".

Uma inclusão que não é consensual, mas que me faz colocar a questão: será que faz mesmo sentido consideramos os "PCs" como sendo apenas os tradicionais caixotes e seus sucessores mais compactos, os portáteis e ultrabooks?

Para milhões de pessoas, os tablets começam a tornar-se - cada vez mais - nos seus verdadeiros computadores pessoais, permitindo-lhes fazer tudo aquilo que num "PC" nem se aventurariam a fazer. Aquela barreira quase intransponível do teclado e rato, da complicação do sistema de pastas e ficheiros, do receio de carregar na tecla errada ou clicar num sítio que faça "explodir" tudo. Será que tudo isso é um requisito para definir o que é um PC?

E se assim for... será que com a chegada do Windows 8, e do seu Metro/tablet interface... deveremos então despromover os computadores Windows 8 a "não-PCs"?

Para mim, tanto me faz... sendo mais que suficiente que façam as contas como quiserem, desde que nos digam que parcelas correspondem ao quê: PCs/portáteis/tablets/etc.


Mas nem vamos entrar então na área dos híbridos/convertíveis/transformáveis... pois então aí, é que certamente ninguém se vai entender! :)


3 comentários:

  1. Acho k se pode incluir o ipad na gama de computadores pessoais visto que 90% das coisas que as pessoas normalmente fazem num pc faz-se num ipad, isto é, ir à internet.
    Mas do meu ponto de vista o ipad é o pior computador devido às grandes limitações de conectividade e gestão de ficheiros.
    Estando os tablets android já a um nivel de usabilidade bem mais superior, no que respeita, fazer download de ficheiros , usar aparelhos por usb (ratos, teclados, pens, discos), aceder à rede e a outros computadores, sdcard,...
    Mas todos os dias acabamos sempre por pegar no portatil pelos outros 10%

    ResponderEliminar
  2. Um tablet está para um computador como um DynaTAC 8000X para Smartphone..
    Cada vez se paga mais para ter menos funcionalidades...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/8/12 15:37

    Um tablet Android / iOS / Windows 8 ARM não pode ser considerado PC pelo simples facto de que praticamente não se podem produzir conteúdos mas sim consumi-los. Os tablets non-Windows são demasiado limitados em Office/edição de Imagem ou video/programação de aplicações/gestão de ficheiros/conversão de formatos/etc etc etc para poderem ser confiáveis para serem um "Personal Computer". Eu uso imenso o meu iPad e telemóvel Android, mas nunca nem de perto substituem o meu Asus 12" Dual-Core AMD E-450, 4Gb de RAM e 500Gb de disco.

    ResponderEliminar