2012/08/18

Bing no Windows 8

O Windows 8 vai marcar um ponto de viragem na estética do Windows, aproximando-o de elementos que se tornam mais amigáveis de serem utilizados em equipamentos "touch", e por isso a Microsoft tem que fazer com que todos os seus serviços sigam essa nova tendência.

Significa isso que também o Bing foi renovado para o Windows 8.


Os resultados das pesquisas são exibidos numa grelha que facilita a sua selecção pelo toque, e quando procurarem por imagens, poderão vê-las em ecrã completo e de forma mais imersiva. Também os diversos sites podem ser rapidamente explorados, colocando os resultados e o browser lado a lado - e sempre com uma fluidez e velocidade que evitarão frustrações ou atrasos.





Mas há também outros aspectos que o Bing quer simplificar e tornar mais atractivos: como as viagens, estado do tempo e mapas:




Assim como as notícias, informação financeira, e de desporto:




A Microsoft poderá ter demorado a acertar na fórmula que acha correcta para as próximas décadas, mas agora parece estar completamente empenhada em recuperar desse atraso - e até quem sabe, tornar-se na referência de como os interfaces "touch" deverão/poderão ser. Bem sabemos que não lhes faltam excelentes projectos de investigação nestas áreas - muitos deles que infelizmente nunca chegaram a ter aplicações em produtos práticos, mas que agora com a necessidade de novos interfaces e formas de interacção com base em toque, vídeo, gestos, etc... poderão ser novamente vistos sob uma nova perspectiva.

Que esperanças têm vocês para o Windows 8? Acham que será mesmo um produto que marcará o rumo para as próximas décadas - ou será diferente demais para todas as diversas gerações que ao longo das últimas décadas ficaram com o sistema das "janelas" profundamente gravado no cérebro?

2 comentários:

  1. No meu entender, a Microsoft está a cometer um erro crasso ao apresentar este Windows 8 sem ferramentas de produtividade que já utilizem este formato touch. Ao nível profissional fica-se com a ideia que implementaram um sistema de brincadeira muito bonito, mas que rapidamente teremos que ir para o velhinho desktop de janelas para podermos trabalhar. Já que esperamos tanto, também poderiamos esperar mais um bocadinho por uma solução completa e sem estes artificios... pelo menos no que às aplicações Microsoft dizem respeito.

    ResponderEliminar
  2. Mantenho o que disse num outro post - o Metro ("Windows 8 style" ou lá o que lhe chamam...) é interessante para dispositivos touch.

    De outra forma é simplesmente um sistema esquizofrénico... ora desktop, ora metro, e anda-se aos saltos entre uma coisa e outra... É simplesmente incoerente.

    ResponderEliminar