2012/08/18

Mat Honan Recupera Fotos após o Ataque de Hackers


Lembram-se do post sobre o "pesadelo do hacking" que limpou toda a vida digital de Mat Honan, incluindo as dados do seu computador que continham mais de um ano de fotos da sua filha recém-nascida, e dos quais não tinha nenhum backup?

Mat teve que receorrer aos serviços de uma empresa especializada na recuperação de dados, e felizmente... aquilo que ele mais desejava: as fotos e vídeos, que não existiam em nenhum outro lado e que nunca mais mais poderiam ser recriados, foram recuperadas.

Uma brincadeira que no entanto não ficou barata: $1690 dólares. Um "pequeno" preço a pagar para recuperar 18 meses de memórias digitais que de outra forma ficariam perdidas para sempre; mas que coloca em perspectiva o investimento num ou dois discos externos para onde possam fazer os vossos backups de forma regular.

Tendo também eu já passado pelo "pesadelo" de um disco avariado, e do risco iminente de perder anos e anos de fotos (a maioria das quais, felizmente, consegui também recuperar usando software de recuperação - ainda no tempo do Spinrite e afins) posso dizer que sei bem o desespero que é estarmos em tal situação.


Para terminar, deixo também um apontamento para o curioso pormenor, que certamente poderá acontecer também a alguns de vocês: de que Mat usava o 1Password para gerir as suas passwords, e ficou na situação do ficheiro que necessitava para recuperar as suas passwords estava no Dropbox... mas cuja password era também ela gerida pelo 1Password - e assim impossibilitando o acesso às mesmas. Desta forma se vê o risco com que facilmente podemos ficar "fechados" do lado de fora de todos os serviços em que se utilizasse este sistema. A sorte dele foi ter um outro computador (da sua esposa) que ainda estava ligado à sua conta do Dropbox... caso contrário, as coisas teriam sido bem mais complicadas.

Caso usem um programa de gestão de passwords, não se esqueçam de ter prevista essa salvaguarda contra potenciais incidentes catastróficos que impossibilitem o processo "normal" de recuperação dos vossos dados.

6 comentários:

  1. Carlos, essa história de ter a password do Dropbox no 1Passwords é um peixe de rabo na boca e só acontece a pessoas sem dois dedos de testa.

    No entanto, o mais chocante é não ter backup das fotos da filha. O resto é o menos, mas recordações da filha não é perdoável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a chamada "perfect storm". Penso que poucas pessoas considerarão a hipótese de ficar simultaneamente sem smartphone/tablet/computador - e daí eu ter atirado a questão para o ar, para verem se os seus "sistemas" também resistiriam a tal atentado.

      Quanto aos backups, sim, é indesculpável... mas infelizmente suspeito que a maioria das pessoas ainda não se tenha convencido de que são essenciais. (E só depois de passarem por um destes episódios e ficarem sem anos de memórias fotográficas, é que aprendem.)

      Eliminar
    2. Oh Carlos, Carlos! :-) Tu andas nestas coisas da informática, sabes que o único lugar seguro para "gerir passwords" é entre as orelhas. Sabes que a "cloud" é uma treta que não vale nada para coisas sérias. E também sabes que usar o termo "hacking" em histórias como esta, enfim, isto de hacking não teve nada.

      Eliminar
  2. A única lição que se pode tirar desta história é que os "criadores de opinião online" como este parvo-guru, que escrevia para a Wired e escreve para o Gizmodo, são apenas fumo sem fogo, não sabem daquilo que escrevem e não se pode confiar em nada do que escrevem.

    ResponderEliminar
  3. (Spinrite) um velhinho que ainda faz o seu trabalho.

    Há dias tive de o usar e realmente foi o que salvou o disco de um computador velhos que tive de recuperar a informação para transferir para um sistema novo.

    Muito bom mesmo!!

    ResponderEliminar
  4. por isso é que a minha password do 1password são 30 caracteres e está colada na minha secretária.
    safer than in the cloud :)

    ResponderEliminar