2012/08/14
Microsoft Aposta nos PCs com Windows RT
Parece que a Microsoft está confiante no sucesso do seu Windows RT para computadores baseados em CPUs ARM; contanto com parceiros de peso como a Asus, Samsung, Dell e Lenovo para criarem máquinas apetecíveis para os consumidores. Para estes equipamentos, a MS anuncia prestações de qualidade acompanhadas por autonomias que serão difíceis de igualar por computadores com CPUs Intel/AMD com Windows 8 "completo" - como a reprodução de vídeo HD por mais de 12h, ou um standby superior a 400h.
A MS orgulha-se igualmente de ter o interface do Windows RT a trabalhar nestes computadores com uma fluidez a 60fps, e com o touchpad a reconhecer gestos e toques a 100fps, para que a resposta a todos os gestos dos utilizadores seja feita sem "atrasos".
Quanto a mim, parece-me que o mais difícil vai ser explicar às pessoas que há "Windows" e "Windows"... sendo que o RT irá certamente causar alguma confusão, especialmente se tivermos lado a lado pessoas que estão a usar o Office, uma num Surface "completo", outra num Surface RT, e descobrirem que afinal há funcionalidades que num lado são possíveis... e no outro não.
Não digo que o Windows RT não seja interessante (e até quem sabe, daqui por 5 anos até pode vir a ser o Windows principal, tomando o lugar do Windows "intel")... mas, estes primeiros meses de transição sem dúvida que poderão originar bastantes dores de cabeça.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQuando se fala em Microsoft, além do Windows associa-se o MS Office.
ResponderEliminarÉ engraça do que à medida que se começa a perceber que há dois Windows 8, também se começa a falar de dois MS Office - um "completo" e um "incompleto".
O MS Office para Windows ARM (Windows RT) vai ser igualzinho (penso eu) ao que a Microsoft vai disponibilizar para tablets de arquitetura ARM, seja para iOS seja para Android.
As aplicações pesadas, de produtividade e outras, também não correm no Windows RT.
Então qual é a grande vantagem dos tablets ARM com Windows RT pré-instalado ? A interface Metro (que vai mudar de nome) ? Acho que não chega para garantir o sucesso.
O Office para windows RT será quase identico ao para o windows 8 - http://goo.gl/Jvhrf
EliminarA grande vantagem de ter um tablet windows rt em vez do windows 8 x86 será o preço, a autonomia, mais leve, mais fino, mais fiavel.
Relativamente aos tablets android e iOS acredito que o windows rt seja um sistema operativo muito superior com mais funcionalidades mais proximas de um pc como por exemplo varias portas usb, melhor gestão de ficheiros e mais e melhores aplicações
Office vice president P J Hough told TechRadar:
Eliminar"For the apps that are on Windows RT – Word, Excel, PowerPoint, OneNote - you would not have seen any perceivable difference
It is the modern version of Office that we're putting on that device, it is touch enabled in all the same ways, it supports all the same app model".
Acho que se está só a referir ao "touch" e ao interface Metro. Aí é que a diferença entre os dois Surfaces não será grande.
É verdade que sou um bocado desconfiado, mas também é verdade que tenho alguma "cultura" nestas coisas. Na minha modesta opinião estás a ser mais uma vítima da mistificação, intencional, da Microsoft (temperada com alguns esclarecimentos, quase em "off") de - um - Windows 8 e, agora, de um MS Office.
A Microsoft está a jogar um jogo perigoso. Se em vez de um forem dois - bem distintos, como eu penso que são - a desilusão vai-se virar contra ela.