2012/09/10
Alibaba Supera Amazon e Ebay?
Mais um sinal de alarme para as empresas ocidentais. Se muitos olham para os gigantes como a Amazon e Ebay como tendo o peso que têm no comércio online, em breve poderão ter que relativizar as coisas faze ao ainda mais imenso potencial que representa um país com mais de 1.3 mil milhões de habitantes.
O Alibaba - o maior site chinês de comércio online - espera este ano ultrapassar o volume de transações da Amazon e do Ebay combinados!
Com os mercados ocidentais e crise, e o poder de compra da população a decrescer, esta é uma tendência que no futuro apenas se deverá tornar ainda mais evidente, e possibilitando cenários "aterradores" para os analistas e economistas. O que é certo é que com as coisas por cá a tornarem-se cada vez mais caras, e os euros a reduzirem-se, também os compradores ocidentais optarão cada vez mais pelos fornecedores que lhes permitam poupar o mais possível... e por norma isso acontece nas lojas chinesas - quer físicas, quer online.
Se será uma situação sustentável a longo prazo, isso penso que ninguém poderá prever... mas que deve estar a causar muitas dores de cabeça a muitos gigantes ocidentais... isso é mais que garantido. (E por algum motivo todos se apressam a tentar apanhar o seu quinhão do mercado chinês... custe o que custar.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É preciso não esquecer que o principal negocio do Alibaba é venda a empresas, por isso o volume de negócios é muito superior. O que não quer dizer que o site não possa expandir o negocio que ja faz directo ao consumidor. Provavelmente muitos dos vendedores no Amazon e no Ebay fazem as suas compras no Alibaba, mas para o consumidor final ainda é melhor comprar a estes do que ir directamente ao Alibaba.
ResponderEliminar