2012/09/14

iPhone 5 com nanoSIM [Confirmado]


A Apple ainda não confirmou oficialmente (vejam a actualização no final do post) que tipo de cartão SIM é usado no novo iPhone 5, mas as imagens que se podem ver desde já revelam que o novo slot tem tamanho mais reduzido que o utilizado no iPhone 4/4S.

Portanto... lá vão os operadores ser obrigados a investir em milhões de novos cartões oficiais. (Que má altura escolheu a Vodafone para estar a renovar os cartões dos clientes... ainda no outro dia recebi o novo cartão microSIM branquinho, preparado para o 4G...)

É que ao contrário do que acontecia com os cartões SIM que podiamos cortar para formato microSIM, cortar um microSIM para nanoSIM é coisa desaconselhada, porque o standard especifica que o nanoSIM não só tenha o tamanho mais pequeno, como também tenha uma espessura mais reduzida (cerca de 15%).


Parece-me que isto poderá também ser visto como uma forma da Apple pressionar os operadores, que se opuseram determinantemente à proposta de se poder ter um cartão SIM "programável" integrado no próprio hardware do iPhone, e que assim permitira poupar mais alguns dos preciosos milimetros que escasseiam no interior destes equipamentos cada vez mais finos e compactos. (Claro que há sempre os dois lados da questão: os operadores poderão não gostar de ser obrigados a comprar novos cartões SIM a cada par de anos, à medida que se vai minimizando o formato; mas os fabricantes dos mesmos certamente agradecerão! :)

Actualização: já está confirmado oficialmente, surge na página da Apple de comparação de iPhones (obrigado Nelson).

4 comentários:

  1. Vai à pagina de comparação de iphones Apple.com e já lá esta a dizer que são nano sim's.

    ResponderEliminar
  2. As operadoras nacionais já estarão preparadas para fornecer os nanoSIM?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... A ter que atirar uma resposta para o ar... penso que não! :)

      Mas, imagino que andem em correrias, porque na data de lançamento, a bem ou a mal, terão que ter qualquer coisa para dar aos clientes.

      Eliminar