2012/09/19

O Spam e Abuso da LOGO Seguros


Tenho estado a lidar com uma situação caricata... Há alguns dias, recebi um email de um suposto pedido de cotação para um seguro automóvel na companhia de seguros LOGO.

A questão é que não fui eu que fiz este pedido; mas sim um tal senhor chamado Carlos Manuel Oliveira Martins, que terá por erro terá indicado mal o seu email... dando o meu. Até aí nada de grave, errar é humano, e penso que um engano num endereço de email é algo que pode sempre acontecer (e por isso mesmo, deverão existir mecanismos para o validar, antes de começarem a usá-lo para enviar dados "privados".)

Sim, é que recebi imediatamente um email com todos os dados que este senhor tinha introduzido: nome, telefone, código postal, data de nascimento, automóvel, matrícula, etc.

Obviamente... respondi ao email referindo o lapso no email, pedindo para que rectificassem a situação. E não pensei mais no assunto... Até alguns dias depois, receber novo email, relembrando-me para não perder a "fantástica oportunidade" que era o preço do seguro que eles ofereciam.

Novamente, respondi pedindo para que rectificassem a situação, e para que eliminassem o meu email da sua base de dados, pois não pretendia ter qualquer novo contacto deles no futuro.

... E claro... mais um dia, mais um email, da mesma pessoa para quem anteriormente tinha enviado o aviso anterior.


Esta empresa de seguros ostenta no seu rodapé "SEGUROS LOGO, SA é uma empresa do Grupo Espírito Santo e é a única seguradora que lhe oferece um serviço rápido e simples ao melhor preço". Pena é que seja também um serviço onde pareçam não dar ouvido a quem os tente contactar para rectificar uma situação que coloca a privacidade dos seus clientes em risco.


No próximo email que receber deles, segue queixa para a Comissão Nacional de Protecção de Dados, para ver se assim eles escutam. E se por acaso o tal sr. Carlos Manuel Oliveira Martins por cá passar... que pense duas vezes em optar por uma seguradora que não parece ficar minimamente incomodada por partilhar os seus dados com estranhos - mesmo depois de ter sido alertada para esse facto, duas vezes!

10 comentários:

  1. É tão barato tão barato, que os servidores de mail deles não recebem... só enviam :P

    ResponderEliminar
  2. Tenho um problema simular com duas empresas que não param de mandar newsletters mesmo depois de já ter "pedido para retirarem o mesmo das listas" no link que costumam ter no fim.
    Alguém sabe o que fazer para que façam de facto alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se usas o Gmail, o mais simples é ir marcando como spam até que ele faça isso automaticamente; ou criar um filtro para o fazer por ti.

      Eliminar
    2. sim, a questão é que se uma pessoa pede para não ser enviado mais mail nenhum porque é que não o fazem? começo a pensar como o Carlos Silva. Será que ameaçar com a protecção de dados resolve? :)

      Eliminar
  3. Esta é com endereços postais, mas já lá vou aos emails.

    Na minha rua há "números (de porta, ou de polícia)" e "lotes". Quem preencher um impresso que tenha um espaço para "número/lote" e preencha por exemplo 22, o endereço electrónico da correspondência é:

    "Rua (das Violetas), 22, ...", sem indicação se é "N.º 22" se é "Lote 22". No meu "N.º 22" farto-me de receber correspondência do outro "22" (e também correspondência com a discriminação "Lote 22", mas o carteiro não repara.)

    Lá tenho eu que estar a devolver a correspondência com a indicação de erro na morada. Querem crer que nunca recebi correspondência ao contrário, que tenha ido parar ao "Lote 22" e foi devolvido ao meu "n.º 22" ?

    Quando me enviam primeiro uma carta com o cartão de débito/crédito e a seguir outra com o código secreto espero não terem ido parar as duas ao "Lote 22" (nas renovações, entretanto, já acabaram com a carta do "código secreto", fica o mesmo e quem quer altera-o).

    Abreviando a parte dos endereços de email, enviei um a mim mesmo, esqueci-me de uma letra e disse "É pá, este erro pode acontecer mais vezes, é melhor ficares também com o segundo email". Fui ver, já estava tomado. Se calhar o que o usa já recebeu uns quantos emails que eram para mim. Isto ainda é pior que os "N.ºs/Lotes", que sempre havia (ou não) quem devolvesse a correspondência.

    ResponderEliminar
  4. Low Cost. Low Wages. Low Quality. Infelizmente é assim.

    ResponderEliminar
  5. oh Carlos, á conta disso tb já ganharam uma pequena publicidade aqui :) lá está a tal máxima: ' não importa que falem mal, o que importa é que falem'. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não... se houver um qualquer cliente que esteja a considerar lá ir parar, e aqui chegue... pode ser o suficiente para que reconsidere e ponha outras alternativas à frente desta.

      Eliminar
    2. espero que tenhas razão :) mas pior que emails que poderás mandar para spam São os sms que se recebe e não podes impedir ou responder ... Já não posso com a chicco e outras que tal:)

      Eliminar
  6. Solução, enviar-lhes 3 e-mails por hora até alguém se queixar.

    Ai vamos ver qual é a resposta deles e qual e a resposta perante a sua atitude...

    ResponderEliminar