2012/09/14

Público Enganado por iPhone 4 em vez de 5


Há um vídeo que tem feito furor na internet, do comediante Jimmy Kimmel que vai para a rua para ver a reacção das pessoas ao novo iPhone 5... mas entregando-lhes um iPhone 4S. Um vídeo que pretende satarizar a situação fazendo crer que as pessoas nem sabem o que têm nas mãos - e que será certo, nalguns (ou até em muitos) casos - mas que também deverá ser visto com a consciência do quão fácil é criar um vídeo sobre todo o tipo de reacções que se queira... bastando para isso compilar reacções suficientes, e escolher apenas as que interessam (como por exemplo, ir para as portas de uma Universidade, e depois no meio de 100 perguntas/respostas, escolher apenas a das pessoas que não sabiam responder - e depois argumentar que "todos" os universitários são burros.)

De resto, aconselho também a que espreitem a série Head Games, que faz todo o tipo de experiências sociais, e que mostra o quanto somos facilmente influenciáveis e sugestionáveis - e que apresenta situações que nos deixam mesmo de boca aberta: como por exemplo, colocar um grupo de pessoas a ver cobras (inexistentes) numa árvore, e afirmando a pés juntos que lá estão (dá-nos toda uma nova perspectiva sobre as testemunhas que "viram algo"!)

O mais caricato é que o próprio Jimmy Kimmel, que estava a dizer que aquilo era um iPhone 4S estava ele próprio enganado... pois o que ele tinha na mão era um iPhone 4 e não um 4S (que se pode distinguir pelos "cortes" na antena/chassis).

Fica o vídeo, para efeitos de referência... e cada um que o veja com a seriedade que bem entender.

4 comentários:

  1. Só prova muita da patetisse, que rodeia o mundo Apple.

    Qualquer areia para os olhos, basta para enganar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por aí Miguel. A maioria das pessoas que não anda atenta ao mundo da tecnologia e dos telemóveis, iria cair neste erro, fosse qual fosse o telemóvel (iPhone 4 / iPhone 5, Galaxy S2 / Galaxy S3), é uma questão de poder de sugestão e expectativa, como a cobra na árvore que é falada no post.

      Eliminar
  2. É mais ou menos como a Apple anunciar que as pré-ordens esgotaram 5x mais rápido que o 4S. Claro que, já que não falam em números concretos, o mais provável é que tivessem 5x menos telefones para entregar uma vez que se sabe que a Sharp não entrega ecrãs com a rapidez da Samsung

    ResponderEliminar
  3. Mas vou me calar. O iPhone 5 ainda está na fase "Ahhh, WOW!", só daqui a um mês é que chegamos à fase "porra, afinal não era bem assim", como aconteceu com o 4S, New iPad, etc.

    ResponderEliminar