2012/10/13

Como Escrever com Canetas de Tinta Permanente


Deixem-me começar por confessar que por vezes dou comigo a ter saudades do tempo em que escrevia "à mão". Hoje em dia, com os computadores e smartphones, por vezes passam-se dias (ou semanas!) sem que tenha que escrever algo manualmente. E por vezes até me interrogo, se para a geração que agora cresce com todos estes equipamentos, não se corre o risco de se perder ainda mais o "fascínio" pela letra escrita.

Mesmo nunca tendo sido o detentor de um tipo de letra escrita que mereça qualquer menção honrosa, certo é que ficava fascinado a olhar para a minha professora do tempo da escola primária, sempre que ela tirava uma caneta de tinta permanente para escrever algo "oficial", como um diploma, ou outra qualquer coisa.

Eram canetas que pareciam funcionar por magia (nas mãos de quem as sabe utilizar) mas com as quais,  infelizmente, nunca tive grande sorte.

O que não sabia, é que havia pessoas que se davam ao trabalho de modificar este tipo de canetas para expandir ainda mais as suas potencialidades... algo que podem ver no vídeo que se segue.

(Pode ser que este vídeo inspire algumas pessoas a olharem para a caligrafia como algo merecedor da sua atenção. :)

3 comentários:

  1. Eu quando tinha dúvidas sobre a grafia de una palavra escrevia-a à mão e saía-me naturalmente a forma correcta/correta.

    Isso foi-se perdendo com o Word e o corrector/corretor ortográfico.

    Foi-se de vez com o novo acordo ortográfico. Quando escrevo uma palavra segundo o novo acordo na linha de cima e segundo o velho na linha de baixo já nem ligo. Nas escolas pelo que me disseram também é assim, tanto faz.

    ResponderEliminar
  2. Tive aulas de caligrafia, no "velho" Oliveira Martins da rua do Sol, pelo Professor Norberto Vieira, a quem aplidavamos de "o cocas". E ao ver este vídio, veio-me à mente esta pergunta: quem saberá daqui a uns anos, escrever à mão? E até a mim, já começa a custar. Que saudades. Obrigado pelo vídio.

    ResponderEliminar
  3. Tive aulas de caligrafia, no "velho" Oliveira Martins da rua do Sol, pelo Professor Norberto Vieira, a quem aplidavamos de "o cocas". E ao ver este vídio, veio-me à mente esta pergunta: quem saberá daqui a uns anos, escrever à mão? E até a mim, já começa a custar. Que saudades. Obrigado pelo vídio.

    ResponderEliminar