2012/10/25

Gasolina Feita a Partir do Ar


Esqueçam o preço dos combustíveis por momentos (como se isso fosse possível)... o maior problema dos combustíveis fósseis é que são um bem finito, e cujas reservas previsivelmente irão acabar nas próximas décadas. Daí o interesse e a aposta nas energias limpas e renováveis... mas, estas tecnologias não são ainda capazes de competir com a quantidade de energia que os combustíveis fósseis proporcionam.

Não seria então interessante arranjar forma de fazer com que os combustíveis fósseis não terminassem? Não é uma ideia nova... Que tal se criassemos os nosso próprios combustíveis sintéticos, invertendo o processo da combustão e voltando a armazenar energia nos componentes químicos básicos que lá existiam originalmente? Um pouco como o processo que a Natureza faz para os criar... só que de forma muito mais acelerada.

É isso mesmo que uma empresa inglesa diz ter feito,conseguindo criar "gasolina" a partir do ar e água,  de forma que pode ser facilmente ampliada para a escala industrial (faltando ainda saber a que custos, e se a tal "escala" seria mesma viável para dar resposta às necessidades do mundo moderno).

Como sempre, este é um negócio onde haverá muitos interesses envolvidos... pelo que só o tempo dirá se este tipo de tecnologia se poderá vir a tornar popular... ou se será encostada para o fundo de uma gaveta como sendo impraticável. O que sei, é que me parece uma excelente ideia, perfeitamente lógica, de "reciclar" os desperdícios dos combustíveis fósseis, e reutilizá-los para novamente recriar combustível armazenando a energia numa forma densa e compacta que supera a que podemos armazenar em baterias de estado sólido.


De forma ligeiramente relacionada, tenho visto publicidade a automóveis a andar a "água"... e que pelo que pude descobrir investigando na internet, trata-se de um sistema de electrólise para gerar hidrogénio que é injectado no motor, e assim - supostamente - aumentar a sua eficiência e reduzir o consumo de combustível.
Como sempre, é fácil dar com relatos milagrosos deste sistema que muitos chamam de "HHO"... e também com relatos que dizem que não passa de uma grande barretada para enganar os automobilistas mais incautos. Pela teoria, parece-me possível... mas... se fosse algo assim tão milagroso não seria de esperar que as marcas de automóveis já tivessem implementado sistemas deste tipo "de série"?

3 comentários:

  1. Há por ai várias soluções alternativas ao petróleo, mas os lobbys e pressões do homens do Petróleo è infelizmente muito forte...

    É necessário uma mudança na política mundial, para que estas soluções sejam estudadas / implementadas, e não apenas a adopção por um conjunto de indivíduos.


    Daqui a uns anos, vai-se descobri que as notas não se comem ;-(

    ResponderEliminar
  2. Há por ai várias soluções alternativas ao petróleo, mas os lobbys e pressões do homens do Petróleo è infelizmente muito forte...

    É necessário uma mudança na política mundial, para que estas soluções sejam estudadas / implementadas, e não apenas a adopção por um conjunto de indivíduos.


    Daqui a uns anos, vai-se descobri que as notas não se comem ;-(

    ResponderEliminar