2012/10/12

iOS 6 com Ad Tracking Activado de Origem


Quem actualizou os seus iPhones, iPads e iPods para o mais recente iOS6 da Apple poderá gostar de saber que a esperada política de privacidade dos dados - que fez com que no iOS se tenha agora opções para não permitir o acesso aos contactos, fotos, localização, etc. às diversas Apps - não se aplica aos anúncios de publicidade que podem receber.

É que, de origem, o IOS 6 vem com um identificador activado que permite que as empresas que gerem publicidade possam identificar individulamente cada utilizador de iOS6 (embora não tendo acesso aos seus dados pessoais). Esta identificação é feita através de um código único, ao estilo dos cookies que são usados nos browsers - e serve para que essas anunciantes possam direccionar mais adequadamente o tipo de anúncios que vos aparecem. Por exemplo, se visitarem sites de viagens ou clicarem nas suas publicidades, será mais provável que comecem a ver mais anúncios desse tipo.

No entanto, se preferirem manter as vossas preferências publicitárias privadas, terão que desactivar este "tracking publicitário" em General->About->Advertising.

Um posicionamento que já tem sido alvo de críticas, pois poderá passar despercebido à maioria dos utilizadores; com argumentos de que isto deveria estar na secção relativa à privacidade... o que não deixa de ter a sua razão. Para além de que também é um pouco ilógico ter que se "activar" algo para "on", para se deixar de ser seguido... Faria mais sentido ser o oposto: ter a opção descrita como "Ad Tracking" activado, e os utilizadores desactivarem a opção para deixarem de ver os anúncios publicitários personalizados.

(Dito isto... no meu caso optei por deixar os anúncios como estão de origem... pois tal como acontece com o Google, se tenho que ver publicidade, prefiro que seja - provavelmente - de algo que tenha mais interesse para mim... Mesmo se na maioria das vezes não seja o caso!)

4 comentários:

  1. Boa tarde. não querendo ser do contra :) mas fiz ontem o update para o ios6 no meu ipod e vejo que esta opção está em "off", e não lhe mexi. Será de tar em Português?

    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro. Pois, é precisamente esse o problema, ao estar em "off" estás a ser seguido e monitorizado pelas empresas de publicidade.

      O recomendável para quem não quiser estar a ser controlado, é mudar para ON, para "limitar" essa exposição.

      Eliminar
  2. Também fiquei baralhado com o "on" e o "off".

    Mas parece-me que é assim: em "on" quem faz publicidade não nos consegue seguir, quando está "off" pode.

    Passei a minha para "on" o que, possivelmente, terá como desvantagem que, quando aceder a uma página web, em vez de levar com publicidade dirigida ao iPhone levar com publicidade dirigida ao Android (bbblllac...). Pelo que percebi o Carlos Martins optou pelo "off".

    (A menos que eu tenha trocado tudo)

    ResponderEliminar
  3. ah então percebi ao contrário..so mesmo a apple para conseguir fazer as coisas ao "contrário" :)e cofundir a malta.

    ResponderEliminar