2012/10/09

No Reino Unido já se Pensa no 5G


Enquanto o 4G/LTE ainda mal começa a circular pelos ares, no Reino Unido já se começa a trabalhar nas redes de 5º geração que levarão a conectividade móvel ainda mais além. Redes que possibilitarão larguras de banda de 10Gbps por célula, que se traduzirão em várias centenas de Megabits por cliente conectado.

Mas, não se preocupem com a possível obsolescência do vosso equipamento 4G acabadinho de comprar. É que isto são investigações que, no melhor dos casos, apenas deverão começar a ver a luz do dia lá para o final da década... o que em termos tecnológicos corresponde a uma "eternidade" de distância.

... Por outro lado, não pensavam que os operadores deixariam que uma nova tecnologia de comunicação viesse substituir a actual antes desta estar completamente amortizada e paga... pois não?

Mais caricato é pensar que quanto mais se evolui, mais se descobrem coisas que pareceriam impossíveis de imaginar, como por exemplo, nalguns operadores e equipamentos 4G não ser possível aceder a dados ao mesmo tempo que se está a fazer uma chamada de voz (isto nos EUA... penso que por cá estamos safos quanto a isto).

E com tanto 3G, 4G e 5G... espero que os operadores não se esqueçam que tudo isto não serve de muito se não vier acompanhado por outros G's... os Gigabytes de dados que se deverão exigir para se poder usufruir convenientemente destas tecnologias.

Será que temos ainda que esperar muito para que os pacote base de dados que seja considerado o mínimo seja actualizado para os 1 ou 2GB mensais?

E idealmente, deveria ser ilimitado, variando apenas a quantidade "base" (1, 2,  4 ou mais gigabytes) e a partir daí com velocidade limitada. Sem esquecer a possibilidade de poder pagar um extra para continuar a usufruir da velocidade máxima... em vez de taxarem os megabytes extra a preços completamente obscenos e sem qualquer lógica.

1 comentário:

  1. "nalguns operadores e equipamentos 4G não ser possível aceder a dados ao mesmo tempo que se está a fazer uma chamada de voz (isto nos EUA... penso que por cá estamos safos quanto a isto)." Não tendo 100% de certeza, uma das razões para isto acontecer é devido aos mecanismos utilizados nas redes de operador para realizar chamadas, em que o equipamento faz uma comutação automática entre a rede LTE e a HSPA/GSM, conforme esteja a usar a rede para dados ou voz, respectivamente. Dois dos mecanismos usados são: Circuit Switched Fallback ; e o mais comum: VoLGA(Voice over LTE via GAN). O VoLTE à partida irá resolver este problema, mas ainda não está totalmente implementado, penso eu.

    ResponderEliminar