2012/10/29

Titan é o novo Líder dos Super-Computadores

´
Se para nós os computadores são máquinas que já têm "velocidade a mais" para o tipo de uso que lhes damos, outros casos há onde a velha máxima do "mais é sempre melhor" se continua a aplicar. E para quem precisa de "mastigar" números... certamente gostaria de pôr as mãos no novo Titan do Departamento de Energia dos EUA.

Este supercomputador (que é uma evolução do anterior "Jaguar") que aspira a ser o mais rápido do mundo, tem uma potência anunciada de 20 petaflops, mais 4 que o anterior campeão de processamento. No seu interior encontramos 299 mil CPUs da AMD, assistidos por mais de 18 mil GPUs da Nvidia.

Penso que neste caso nem será necessário colocar a questão do costume: será que corre o Crysis? (Deve corrê-lo, e bem, simultaneamente para 18 mil jogadores! :)

Como sempre, as aplicações a que se destina não serão os jogos, mas sim complicadas simulações e cálculos matemáticos que tradicionalmente demorariam meses ou anos a calcular num computador normal.

Destque especial também para a preocupação ambiental, já que este supercomputador é bastante mais "poupado" que os seus antecessores, gastando pouca mais energia que o "Jaguar" - cerca de 7 Megawatts. Caso se tivessem usado unicamente CPUs para atingir esta potência de processamento, sem a ajuda dos GPUs, os requisitos de electricidade subiriam para os 60 megawatts!

Ainda assim, ter um super-computador é algo que não é para todos... pois este Titan continurá a custar cerca de $7 milhões de dólares por ano, só em electricidade! (Espero bem que tenham tarifa bi-horária! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)