2012/11/26

A Pirataria a Prazo Obrigatório


Porque razão a pirataria de conteúdos se tornou tão disseminada como o é actualmente? Haverá estudos para todos os gostos, e há que separar também aqueles que praticam a pirataria de forma "comercial", revendendo conteúdos que não são seus, daqueles que ocasionalmente fazem um download de uma música, episódio, ou filme... que muito bem poderiam ter gravado da rádio, televisão, ou "ripado" dos DVDs que têm nas prateleiras.

O factor custo será obviamente um dos factores que não podemos separar da pirataria... mas torna-se igualmente inegável que outro dos factores bem importantes será o factor disponibilidade.

Este artigo aborda - e bem - o ponto ridículo em que nos encontramos, com as empresas editoras e produtoras a não oferecerem qualquer solução para quem quiser ver/comprar um filme que tenha acabado de sair no cinema, ou tão somente um episódio de uma qualquer série de TV.

Num mundo onde as notícias dão várias vezes a volta ao mundo num espaço de segundos, como se pode pretender que o público "global" esteja disposto a aceitar prazos de semanas, ou meses, até que possa ter acesso a algo que outras pessoas puderam ver só por estarem "no país certo"?

É completamente absurdo que as mesmas empresas que gastam milhões a perseguir toda e qualquer pessoa que faça um download ilegal dos seus conteúdos, não invista esses valores em algo mais produtivo... como facilitar o fácil acesso a esses mesmos conteúdos em tempo útil.


Seria fácil fazer as contas e ver o quanto todos poderiam ganhar se os estúdios de cinema e TV disponibilizassem os seus filmes e séries de forma imediata e para todo o mundo - mesmo que cobrassem apenas uns ridículos cêntimos de forma a quem nem se colocasse o factor "preço".

Mas, claro que isto obrigaria a modificar muitos velhos hábitos que muitos estão interessados em manter - se um "espectador" pode ter acesso directo à fonte original na data em que um filme ou série é lançado, que interesse teria em pagar para ter "centenas de canais" de coisas que não lhe interessam?

De qualquer forma, parece-me que a evolução nesse sentido será imparável... e qualquer alucinação de que será possível manter as coisas como estão, apenas poderá ser "curada" com a popularização e disseminação da pirataria enquanto algo justificável pela não existência de alternativas legais. O mercado existe e está à espera... por que motivo esperam os responsáveis para começarem a ganhar novas fortunas à sua custa?

1 comentário:

  1. Cá em Portugal o problema ainda se agrava mais especialmente em séries. O único canal que via com alguma frequência era a Fox porque tinha séries que gostava. Entretanto foram deixando de transmitir episódios novos ou pondo séries novas, optando por reruns; ou quando realmente punham era meses depois dos episódios saírem nos usa. Ora neste cenário não me vale a pena pagar tv, e se tivesse hipótese não pagava. Um serviço tipo Netflix cá dava jeito.

    ResponderEliminar