Será que um carro preto aquece mais que um carro branco quando exposto ao sol? Certamente que esta questão já passou pela cabeça de muita pessoas quando têm que escolher a cor do seu futuro automóvel.
Teoricamente, um corpo preto absorve todos os comprimentos de onda da luz solar, ou seja, absorve todas as cores - o que o faz ser preto. Ao absorver esta radiação, e como estamos a falar de fotões que basicamente são energia, um corpo preto aquece mais facilmente sob a radiação solar do que um branco, que reflecte grande parte dessa energia.
Mas isto acontecerua se estivessemos a falar de sistemas perfeitos. No mundo real, e no caso dos automóveis, entram muitos mais parâmetros em jogo, tais como o tamanho das janelas, se tem vidro panorâmico no tejadilho, a cor e tecido dos estofos, etc. Há também que ter em conta que o próprio capot de um carro branco acaba por reflectir mais radiações para dentro do carro através do para-brisas do que um carro preto.
Portanto, se esta for uma questão que vos incomoda, não se preocupem muito e optem pela cor que mais gostem. As diferenças de temperatura devidas à cor do automóvel andam à volta de 2º a 3ºC quando compararmos modelos de carro exactamente iguais mas com cores opostas.
[por Pedro Cabido]
Este Pedro Cabido está a deitar por terra os grandes mitos da minha infância. Só falta um post sobre cortar unhas e fazer a barba depois da refeição (tenho algumas ideias dada a minha formação, mas ainda não sei bem o porquê :P).
ResponderEliminarMas isso não é mito, não acontece é com toda a gente nem sempre, tem a ver com tensão arterial (baixa) e pode também acontecer quando se dá sangue. Não é uma questão psicológica mas sim fisiológica apesar de não estar explicada. Eu sou um dos que não pode fazer nada destas coisas depois de comer, e aprendi à força ninguém me ensinou, simplesmente foi acontecendo e fui entendendo que fico com a tensão baixa se tiver acabado de comer e fizer alguma coisa destas. Quando dou sangue até me metem de cabeça para baixo do branco que fico :P.
EliminarMuito bom, este artigo! De facto, era uma dúvida que tinha :)
ResponderEliminarPor experiência própria, um carro branco e de interiores claros não só aquece menos que um carro preto como também arrefece mais depressa. Mas pode ter sido apenas o meu cérebro a tentar enganar-me...
ResponderEliminar