Se é certo que os SSD têm conquistado cada vez mais adeptos, também é certo que nada substitui um disco magnético rotativo tradicional quando o que interessa é capacidade de armazenamento. Para quem quer o máximo de espaço disponível para os seus dados, tem agora uma proposta da WD que se tornará na sua melhor opção: os novos discos WD Black de 4TB.
Ao contrário do que por vezes acontece neste discos de grande capacidade, que funcionam a velocidades mais lentos, no caso deste WD de 3.5" trata-se de um disco de 7200rpm, o que lhe garante as melhores prestações possíveis, auxiliado também por uma memória cache de 64MB e um interface SATA de 6Gbps.
No seu interior, estes discos rígidos WD Black de 4 TB incluem ainda as seguintes funcionalidades:
- Duplo processador – Duas vezes mais capacidade de processamento para maximização do desempenho.
- Tecnologia de atuador duplo – Um sistemas de posicionamento de cabeças com dois atuadores que melhora a precisão do posicionamento sobre as pistas de dados. O atuador primário realiza a primeira movimentação usando princípios eletromagnéticos convencionais. O atuador secundário utiliza movimento piezoelétrico para uma posição da cabeça mais precisa.
- IntelliSeek™ – Calcula a velocidade de busca ótima de forma a minimizar o consumo de energia, o ruído e a vibração.
- StableTrac™ – O eixo do motor é seguro em ambos os lados de forma a reduzir as vibrações induzidas pelo sistema e estabilizar os discos internos (platters) para uma busca da informação precisa durante as operações de leitura e escrita.
- Tecnologia NoTouch™ ramp load – A cabeça de gravação nunca toca a superfície do disco, o que reduz significativamente o desgaste da cabeça e do disco ao mesmo tempo que fornece uma melhor proteção durante o transporte.
Os discos WD Black de 4 TB (WD4001FAEX) estão disponíveis através de distribuidores e retalhistas selecionados com um preço aproximado de 305 euros. (Toda a gama de discos rígidos WD Black está coberta por uma garantia limitada de 5 anos.)
Ora... 5 discos destes num NAS em RAID 5... 20TB de dados seguros... é só fazer as contas e abrir a carteira... :)
Quando queremos muita capacidade de armazenamento, normalmente não é tão importante a velocidade (tendo em conta que qualquer disco mesmo dos mais lentos hoje em dia consegue fazer uma taxa de transferencia 10x superior ao necessário para ver um filme FullHD com qualidade bluray.
ResponderEliminarPor isso venham os WD green com mais capacidade e menos consumo e menos preço ;)
Tenho pena que tenham deixado de existir os discos maiores de 5-1/4" (Quantum Bigfoot) pois com o mesmo numero de pratos, como eram maiores podiam ter muito mais capacidade sem um aumento significativo do custo... e se pensarmos na área útil de um disco aumentando o diâmetro seria uma diferença bastante boa. (area=Pi*R^2 por ex 250MB -> 560MB)