2012/11/08

Kinect Fusion para Windows


Boas notícias para todos os fãs do Kinect (que o usam para os seus projectos para além dos jogos na Xbox). A Microsoft vai disponibilizar o Kinect Fusion no SDK do Kinect for Windows.

Caso não saibam do que se trata, é uma ferramenta que tinha sido apresentada o ano passado, e que permitia usar o Kinect para mapear objectos ou ambientes de forma tridimensional sem necessidade de coisas complicadas, basta apontar o Kinect para o objecto, e mover o Kinect (ou o objecto).


O Kinect é capaz de ir integrando continuamente todas as informações que consegue captar, melhorando a qualidade e resolução do seu modelo 3D que representa aquilo que está a ver. As potencialidades de uma ferramenta deste tipo são imensas... desde aplicações de realidade aumentada, a interacção com objectivos digitais mexendo em objectos reais - ou tão simplesmente fazer o scan 3D de todo o tipo de objectos e espaços.

Há muito que digo que a MS está a perder uma excelente oportunidade, ao não dar uso ao Kinect como periférico "de primeira linha" para os PCs - como o faz na Xbox 360. Era só terem colocado o suporte de base no Windows 8, com meia dúzia de funcionalidades básicas só para atrair o pessoal... e depois a comunidade encarregava-se do resto. Assim... vai sendo uma curiosidade que alguns apreciam, mas que continuará "distante" da grande maioria dos utilizadores. (Claro que ter um preço mais apetecível também ajudaria...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)