2012/11/30

Notícias do Dia

Hoje temos em destaque uma Mini-Arcade feita com um Raspberry Pi (e relembro que continua a decorrer o nosso passatempo que te dá a oportunidade de ganhares um destes fantásticos micro-computadores), e sendo sexta-feira... têm também a oportunidade de ganharem mais uma das nossas t-shirts oficiais.


HTC HD2 também corre o Windows 8


O HTC HD2 parece estar destinado a tornar-se no smartphone mais versátil alguma vez criado, uma vez que depois de já o termos visto a correr Android, Meego, Ubuntu, e Windows Phone 7, agora adiciona o mais recente Windows Phone 8 a essa longa lista.

Para um equipamento lançado em 2009, e com Windows Mobile de origem... não está nada mal.

Embora o WP8 ainda não esteja num estado "utilizável", dará sempre para nos fazer pensar se não teria sido possível a MS ter-se esforçado um pouquinho mais e ter disponibilizado o Windows Phone 8 para os Windows Phone com WP7 que estavam no mercado.



Firefox no Android com H.264


Os utilizadores do Firefox no Android vão gostar de saber que a Mozzila passou a suportar o codec H.264 nos vídeos HTML5 (que continua a ser o codec mais popular, mesmo se obriga a pagar licenciamento).

A promessa de vídeo num formato livre e aberto para todos tem sido adiada pela popularidade do H.264 face a codecs concorrentes (como o VP8/WebM do Google)... e parece estar destinada a ser uma batalha impossível de ganhar.

No entanto, para fugir a essas licenças, a Mozilla deu uso a uma táctica mais simples: uma vez que a grande maioria dos equipamentos Android já conta com chips que fazem a descodificação por hardware do H.264 (e que já pagam essa licença), o Firefox para Android passa simplesmente a utilizar essa funcionalidade dp hardware em vez de a (re)implementar em software.


Chamadas de Voz em 4G gastam mais bateria
Não será grande surpresa, mas um estudo feito por uma empresa demonstrou que uma chamada de voz feita numa rede 4G gasta o dobro da energia do que uma chamada feita numa rede "2G".

Não é surpresa porque certamente todos também terão notado a diferença de autonomia quando passaram dos equipamentos 2G para 3G (e muitos continuam a notá-la, ao desligarem manualmente o 3G sempre que não necessitam de acesso a dados com maior velocidade.)

Mas... para quem fizer muitas chamadas de voz, fica o alerta de que ter um telemóvel com 4G poderá não ser assim tão agradável como poderiam pensar - pelo menos até que os fabricantes lancem chipsets mais evoluídos e poupados.

E por falar em 4G...


iPhone 5 só funciona em redes 4G aprovadas pela Apple
Vários operadores nacionais (todos?) estão empenhados em disponibilizar o serviço 4G nas frequências suportadas pelo iPhone 5, no entanto... parece que não basta "mudar as frequências" para que o iPhone 5 (e demais equipamentos 4G da Apple) funcionem automaticamente.

Ao que parece, os equipmentos só funcionarão em 4G após a Apple ter testado a rede e aprovado a operadora como "4G-ready".

Não admira que muitas operadoras considerem que trabalhar com a Apple é idêntico a fazer um "acordo com o Diabo"!

Vamos lá ver se daqui por uns anos, as situações não se invertem, e seja a Apple a ter que esperar que os operadores levem o seu tempo a testarem os iPhones e a darem a sua aprovação antes de permitir que funcionem nas suas redes... (se bem que, penso que isso já seja feito - embora longe do olhar do público e, por agora, com a Apple a ser a parte dominante).


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)