2012/11/06

O Lock Screen nos Windows Phone 8


Depois de nos terem explicado o processo que levou à criação do home screen do Windows Phone, a equipa de desenvolvimento da Microsoft partilha connosco as considerações por trás do lock screen nos Windows Phone 8.

O lock screen é agora mais configurável, deixando ao critério de cada utilizador aquilo que quer ver - ou não. Considerando que a informação apresentada com o equipamento bloqueado pode fazer toda a diferença entre "olhar e ver" e "olhar, desbloquear, abrir uma app, ver, bloquear"... depressa se percebe a importância que este ecrã tem (e que tantas vezes é desperdiçada).


Para além de permitir a configuração das notificações na parte inferior do ecrã, o Windows Phone 8 também permite que as Apps instaladas possam mostrar informações no lock screen. Por exemplo, o Facebook poderá mostrar as últimas actualizações; o Skype poderá mostrar as chamadas não atendidas, etc. As Apps podem igualmente alterar a imagem de fundo no lock screen, mostrando por exemplo a imagem da última notícia da CNN, ou fotos do album do Facebook, ou até a imagem Bing do dia.

Outro detalhe engraçado, os controlos para fazer play/pause da música apenas aparecem durante 3 segundos, e depois desaparecem... para minimizar activações acidentais (como colocar uma música a tocar a meio de uma reunião).

E por último, quanto à segurança, o Windows Phone 8 faz com que seja mais difícil apagar um Windows Phone por acidente devido à introdução de demasiados códigos PIN errados. Afinal... ninguém pode prever o que acontece quando uma criança se põe a brincar com um smartphone... e não era nada agradável pegar num smartphone comepletamente a zerto, devido aos toques insistentes de um filho/sobrinho/etc.

Agora, antes de eliminar completamente as informações no aparelho, o Windows Phone mostra uma frase alfanúmerica de verificação que tem que ser introduzida antes de pedir a última tentativa de código PIN. Sempre torna a coisa mais difícil de acontecer por acidente devido a toques "à sorte" no teclado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)