2012/11/13

Phone Clean - Limpa Ficheiros Temporários do teu iPhone

Na sequência do meu post sobre as aventuras de encontrar os responsáveis pela utilização de espaço abusivo nos backups do iOS no iCloud - e que eram derivados de ficheiros temporários que aparentemente ficam esquecidos por algumas Apps - um dos nossos leitores indicou-nos a existência de um pequeno utilitário que tem por objectivo precisamente limpar todos os ficheiros temporários e caches nos iPhones e iPads: o Phone Clean.

Embora por norma eu não seja fã de utilitários que se "intrometem" com o normal funcionamento do sistema e das Apps; uma vez que no iOS não temos grande (nenhum) controlo sobre o funcionamento que as Apps têm, este programa pode ser a ferramenta necessária para libertar o espaço usado por Apps abusivas e/ou mal-programadas.

Infelizmente (para mim), parece necessitar de ter o iTunes instalado, que é coisa que já não tenho desde que o iOS me permitiu livrar dessa "praga".  Mas, vou reinstalá-lo, só para poder fazer um scan e ficar a ver quantos MB/GB de lixo as Apps acumularam no meu iPhone ao longo dos anos.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Usei num iPad e limpou 1,5 GB. Estava desconfiado com o que ia limpar, mas já foi há alguns dias (quando apareceu a referência num comentário noutro post) e não me dei conta de estar a faltar nada :)

      Aparentemente são só ficheiros desnecessários. Quais e como se formam não percebi ao certo.

      A redução do espaço ocupado vê-se no iOS em Geral > Informações > Disponível

      Eliminar