2012/11/13

ST-MRAM Oferece velocidades 500x Superiores à Flash


As memórias flash têm contribuido muito para o avanço dos equipamentos (veja-se a diferença que um simples SSD é capaz de fazer, ao reduzir drasticamente os tempos de espera dos discos rígidos tradicionais), mas... a própria tecnologia das memórias Flash está bem aquém do que se desejaria. Não só têm ciclos de escrita bastante limitados, como o seu tempo de re-escrita é também bastante lento (relativamente falando, claro). São limitações que têm sido ultrapassadas à custa da inteligência dos controladores usados nos SSD, que usam métodos de "distribuição" das escritas, e blocos extra para poderem ir gerindo da melhor forma as escritas.

Mas isso não impede que outras empresas tenham explorado novas tecnologias de memórias não voláteis, como é o caso da Everspin Technologies que agora apresentou as suas Spin-Torque Magnetoresistive RAM (ST-MRAM).

Esta memória combina o melhor dois dois mundos (RAM e Flash) ao oferecer uma memória não volátil que é 500x mais rápida que a memória Flash, e que não tem limitação do número de ciclo de escritas que pode suportar.

No entanto, pelo menos numa primeira fase, não se espere que esta memória substitua os habituais módulos RAM e Flash. Para isso ainda será necessário esperar alguns (muitos?) anos, para que o seu custo - por agora cerca de 50x superior ao das memórias Flash - desça para patamares mais competitivos.

Por isso mesmo, a empresa opta por apresentar esta nova memória como um complemento às memórias RAM e Flash actuais, podendo servir, por exemplo, como memória cache usada nos SSD, ou outras aplicações onde a necessidade de velocidades "RAM" com a persistência da "Flash" não tenha impedimentos com o factor custo.

Eventualmente, daqui por algumas décadas, talvez estas memórias possam vir a substituir as RAMs normais - fazendo com que todos os equipamentos tenham memória persistente continuamente - e assim podendo entrar em "modo sleep" e regressar ao activo instantaneamente, sem preocupações com o guardar dos dados actualmente em memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)