2012/12/24

Armas Laser mais Perto da Realidade


Não serão ainda as "pistolas" laser que vemos nos filmes de ficção científica, mas o que é certo é que os actuais sistemas de "canhões laser" se vão tornando cada vez mais eficazes e próximos de serem utilizados nos campos de batalha reais. Sistemas como este laser de 50kW de uma empresa alemã, que demonstrou ser capaz de abater não só aviões, drones e mísseis, como também morteiros e objectos mais pequenos.

Para o demonstrar, o sistema foi testado com um projectil de apenas 82mm, que foi capaz de detectar, seguir, e destruir em pleno voo! (Quanto à potência, foi demonstrada cortando vigas de aço com espessura de 15mm a cerca de 1km de distância!)

Este tipo de sistemas tem no entanto o "inconveniente" de nos relembrar o quanto os filmes de ficção científica são irrealistas, ao demonstrar disparos "laser" que continuamente conseguem ser evadidos pelos "bons da fita", como se de balas se tratassem. É que, como aqui fica demonstrado, quando se tratam de lasers... se a mira conseguir ser posta em cima do alvo... já lhe estão a acertar!

Mas pronto, esperemos que este tipo de armas no futuro torne obsoletas e desnecessárias todo o restante armamento, e nos force a viver todos em paz.


A empresa prepara para 2013 uma versão ainda mais potente, de 60kW, e diz que não deverá ser difícil aumentar a potência até aos 100kW.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)