2012/12/06

Carro 4x4 a "Fuel Cell"

Eu ainda sou do tempo que ter um carro telecomandado (por rádio) era um "luxo" - o que me obrigava a contentar-me com os modelos mais económicos, com comandos por fio (e tenho ainda memórias de uns mesmo antigos, onde as pilhas ainda ficavam nos "comandos", pois os carros eram pequenos/fracos demais para as carregar). Mas, avance-se umas décadas, e agora não só temos carros telecomandos a preços económicos, como também helicópteros e aviões.

No entanto, todos eles têm um inconveniente... precisam de pilhas, baterias, recarregamentos, etc.

Que tal se também nos brinquedos pudessemos utilizar a "magia" das Fuel Cells, e ter brinquedos eléctricos a funcionar a água?

É isso mesmo que podem com este pequeno modelo automóvel 4x4, que precisa apenas que lhe coloquem água salgada para funcionar.

Confesso que não sei se na prática isto constituirá mesmo uma "fuel cell" propriamente dita, ou se simplesmente fará uso a qualquer outra reacção química para gerar electricidade a partir da água. É que a parte de ter que ser água salgada deixa-me um pouco reticente... e faz-me lembrar um velho relógio digital que os meus pais tiveram em tempos, e que também funcionava a "água"... salgada.

De qualquer forma sempre poderá ser um daqueles brinquedos que poderá incentivar a criançada a ter maior curiosidade sobre a física e química. Quem sabe... uma dessas crianças poderá daqui por uns anos ser responsável por um qualquer avanço revolucionário na geração de energia. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)