2012/12/26

Consumos dos Intel vs ARM


Já muito temos falado sobre a urgência com que a Intel tem encarado a necessidade de ter um chip capaz de responder à ameça dos ARM - possibilitando a sua entrada no apetecível segmento dos tablets e smartphones, onde até agora tem estado praticamente ausente.

Para começar, vai ter que provar que os seus chips x86 são capazes de competir em eficiência com os concorrentes, coisa que até ao momento não parecia estar demonstrado, mas que alguns testes parecem agora confirmar. Comparando dois tablets Windows RT (Surface RT e Acer W510), um com Tegra 3 ARM, outro com um Intel Atom, pode ver-se que afinal o Atom é mais eficiente, oferecendo melhor desempenho e gastando menos energia.

No entanto, é uma vitória que também tem que ter em consideração o facto do Tegra 3 ser um chip já "velho" e feito com tecnologia mais antiquada. Mesmo sendo de louvar o esforço e progresso que a Intel tem feito, a verdadeira comparação que interessará fazer será com um dos mais recentes ARMs, como os Snapdragon S4 Pro, ou o futuro Tegra 4.


Mas, é também interessante a chamada de atenção final: de que mesmo tendo um chip pior, o Surface RT da Microsoft acabar por ser um tablet melhor, do que o Acer que tem o melhor CPU. Algo que vai precisamente no sentido daquilo que a Apple tem feito, de mostrar que por muito bom que sejam os diversos componentes individualmente (de software e hardware), estamos numa fase onde a parte mais crítica - e que poderá fazer toda a diferença - e garantir que tudo funciona da forma mais eficiente possível como um todo, com o software a tirar o máximo partido do hardware, e vice-versa.


Como sempre, para nós só temos a ganhar com esta nova "corrida" entre Intel e ARM, pois será da maneira  que teremos cada vez melhores equipamentos no futuro.

5 comentários:

  1. Falta dizer que os testes foram feitos no Windows 8 e que este não usa o 5o core de baixa voltagem.. Isso faz a diferença toda...
    Era isso que eu dizia ler as entre linhas

    ResponderEliminar
  2. Falta dizer que os testes foram feitos no Windows 8 e que este não usa o 5o core de baixa voltagem.. Isso faz a diferença toda...
    Era isso que eu dizia ler as entre linhas

    ResponderEliminar
  3. Além de que o Windows 8 não é grande coisa com ARM.

    ResponderEliminar
  4. Eu acima de tudo tentava comparar por exemplo, 2 Surfaces: o RT com o Pro. Sendo que são feitos pelo mesmo e partilham a mesma "caixa".
    E nao querendo dizer mal da experiencia feita, mas acho mal usar o Surface RT contra um Intel. No meu ponto de vista era comparar o Surface Pro (Intel) contra um ARM Windows8, para seguir a mesma linha logica. Ou entao, usando o mesmo sistema operativo, comparar o melhor (ou mais recente) tablet Intel contra o melhor (ou mais recente) tablet ARM.

    ResponderEliminar
  5. Espero ver testes com Sistemas Operacionais em vez do malfadado Janelicas.
    Android, Ubuntu, etc, etc.

    ResponderEliminar