2012/12/27

Dados Estruturados com o Google Data Highlighter


Há muito que se tenta arranjar forma de apresentar dados de forma estruturada na web. É uma pena que existam tantos e variados sites, repletos de informação, mas... que nem sempre seja possível aceder a esses dados de forma realmente utilizável.

É devido a essa "barreira" que se torna complicado, por exemplo, descobrir de forma automática a morada de uma empresa no seu site web; qual os filmes e as sessões dos filmes em exibição em certo cinema; etc. Os dados estão lá, para que olhos humanos os vejam... mas de pouco ou nada servem para que ferramentas automáticas os distingam de tudo o resto que está na página.

E olhando-se para os serviços como o Google Now, Siri, e demais assistentes - já sabemos que o futuro vai no sentido das "máquinas" conseguirem interpretar aquilo que queremos.

Para auxiliar nessa tarefa, o Google disponibiliza o seu Data Highlighter, uma ferramenta que permite aos webmasters simplesmente seleccionar o tipo de dados que apresentam nos seus sites, para que o Google seja capaz de os interpretar correctamente - sem necessidade de andar a mexer no HTML ou a implementar microdata.

Por agora, a ferramenta está apenas disponível para sites em inglês e para dados relativos a eventos, mas... será de esperar que no futuro o tipo de dados "interpretados" seja ampliado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)