2012/12/05

Gráfico do Conhecimento do Google chega a Portugal


Não é segredo que o Google continua a expandir o seu motor de busca, e que tem caminhado no sentido de ser mais que um simples motor de busca e ser um autêntico "motor do conhecimento". Este "Knowledge Graph" analisa relações e entidades reais, sendo uma base indispensável para que se possam tornar reais aquelas coisas que parecem "ficção científica", como perguntar a altura da torre dos clérigos ou da ponte 25 de Abril, e obter imediatamente a resposta e não uma longa lista de sites que contenham essas palavras.

Actualmente contendo mais de 570 milhões de entidades e 18 mil milhões de factos, esta gigantesca base de dados continua a expandir-se diariamente, e chega agora a Portugal. (Se ainda não vos aparecer, tenham em conta que o Google vai fazendo isto de forma faseada).

Este gráfico do conhecimento permite que se façam pesquisas por coisas, celebridades, cidades, equipas de desporto, edifícios, características geográficas, filmes, objectos celestiais, obras de arte e muito mais – e ter acesso imediato a um conjunto de informação relevante.

Essa informação relevante faz com que por exemplo, no caso de um escritor famoso possam ser apresentados os seus livros, mas no caso de um arquitecto sejam exibidos os edifícios que projectou - mesmo se também escrever livros ou teve outras actividades.

Por exemplo, pesquisando por Amália, este gráfico de conhecimento exibe automaticamente um pequeno resumo sobre quem foi, a data de morte e nascimento, o seu último album, outros albuns, filmes em que entrou, e uma lista das suas canções mais populares. (Se estão com curiosidade... também Passos Coelho já está "na lista" do conhecimento do Google... embora nesse caso não nos apresente a lista de cantigas que nos tem cantado...: )


Mais um pequeno passo em direcção a um futuro onde as "máquinas" tenham uma melhor compreensão daquilo que dizemos - e que felizmente, não deixa Portugal de fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)