2012/12/12

Jogo Portal Recriado numa Calculador Gráfica em 25Kb


Provavelmente já terão ouvido falar do jogo "Portal" da Valve. Um jogo onde por trás de um conceito incrivelmente simples - trata-se de um jogo FPS onde têm uma arma capaz de criar portais, e onde podem disparar o ponto de entrada/saida para qualquer sítio que queiram - se escondem níveis verdadeiramente viciantes e alucinantes, que obrigarão a dar muitas voltas aos neurónios sobre como ultrapassar certos obstáculos recorrendo apenas a estes portais.

Mas, o que me trás aqui hoje não é este jogo bem conhecido, mas sim uma recriação que foi feita em 25Kb para correr numa calculadora gráfica!

Parece incrível, mas é mesmo verdade... e embora seja necessário um pouco de abstração e imaginação para fazer sentido dos pixeis que se movem no ecrã (como podem ver no vídeo que se segue)... o que é certo é que estamos perante um trabalho que merece ser destacado.

A mim, fez-me regressar no tempo até aos tempos de escola, e onde pela primeira vez tomei contacto com calculadoras programáveis (não me perguntem quais, pois a memória já não dá para tanto) - mas sei que na altura nem sequer eram calculadoras com ecrãs gráficos, mas somente com uma linha de caracteres (1x16 talvez?) e que mesmo assim, também já tinham alguns "jogos" disponíveis. Embora.. duvide que alguém hoje em dia conseguisse compreender como motivo era possível na altura considerar-se aquilo como sendo "jogos"! :) (Depois de alguma pesquisa, acho que seriam as Casio FX-750P).

Portanto... naquela altura ficariamos alucinados se alguém nos apresentasse o que se segue: :)


[via Ars]

3 comentários:

  1. Existe pelo menos para a calculadora texas voyage 200 um vasto conjunto de jogos entre os quais super mario, bomberman, counter-strike e outros clássicos.
    Já experimentei o super mario, o mau daquilo é que as pilhas da máquina esgotam-se num instante :P

    ResponderEliminar
  2. tinha jogos bem melhores para a minha preciosa HP48+, ;)

    ResponderEliminar
  3. Lá está hardware não é tudo!! Impec esta adaptação! muito bom post!!

    ResponderEliminar