2012/12/12

Linux 3.7 já Disponível


Já está disponível mais uma "grande" actualização do kernel Linux, que agora chega à versão 3.7 - poucos meses depois de ter chegado à 3.6 - e que traz algumas grandes novidades.

A maior delas é que passa a haver suporte universal para equipamentos ARM, coisa que até ao momento estava a causar problemas devido a inúmeros developers estarem a afinar o kernel para arquitecturas específicas, esquecendo-se de todos os outros ARM. Agora, o Linux trabalhará de origem nas diversas plataformas ARM, e depois cada um poderá preocupar-se com os detalhes específicos da sua situação particular.

Aliás, este Linux 3.7 até já está preparado para os futuros ARM de 64bits - mesmo se de momento ainda não estão disponíveis comercialmente. Mas sem dúvida que já serve como um "piscar de olhos" aos falados micro-servidores ARM que tanto têm assustado a Intel.


Outras novidades: TCP Fast Open - que pode acelerar o acesso às páginas web entre 10-40% ao eliminar um passo ao fazer ligações TCP; suporte para SMB2, que acelerará a partilha de ficheiros com computadores Windows; suporte para NFS 4.1; módulos encriptados e verificados; etc.

1 comentário:

  1. Boas noticias.... É Bom saber que o pinguim nao para de evoluir...e pode ser que o ubuntu 13.04 ja venha com esta kernel....

    ResponderEliminar