2012/12/14

Polícia Inglesa Grava o Som da Electricidade há 7 Anos


Há sete anos que a polícia inglesa grava contiuamente o quase inaudível zumbido dos 50Hz da rede eléctrica - e embora isso possa parecer loucura... é feito com um propósito bem determinado e que pode auxiliar a investigação de certos casos complicados.

Embora não seja habitualmente ouvido pelas pessoas, qualquer técnico de áudio ou entusiasta que alguma vez tenha mexido em amplificadores e mesas de mistura vos poderá dizer a "praga" que este zumbido se pode tornar em concertos, instalações sonoras, etc. E isso significa que, na maioria das gravações áudio que se fizeram em situações normais, esse mesmo zumbido está lá, mesmo que em volume bastante reduzido.

Ora, sabendo-se que a rede eléctrica é uma entidade dinâmica e sempre sujeita a variações dependendo do carga do momento, essas ténues flutuações criam uma autêntica assinatura digital que pode ser usada como referência para validar se outras gravações terão sido feitas na mesma altura.

Ou seja, se a polícia tiver acesso a uma gravação que supostamente terá sido feita no dia de ontem às 22h, poderá aceder à sua própria gravação da "rede eléctrica" para ver se essa assinatura bate certo com a da gravação. Torna-se um método bastante eficaz para validar uma gravação, e também para detectar se algumas gravações terão sido adulteradas posteriormente (algo que já foi usado em tribunal).

Portanto... fica o alerta para que, por mais facilidades que as ferramentas digitais ofereçam para "brincar" com sinais áudio, o melhor é mesmo não se aventurarem a brincar com "coisas sérias".


[via BBC]

1 comentário:

  1. Mas precisam de uma placa de captura 5.1 para gravar trifásica :P

    ResponderEliminar