Poderá ser quase impossível, especialmente para os mais jovens, imaginar um tempo que os SMS não existiam. Mas, a verdade é que o dia de hoje marca o seu 20º aniversário.
Foi em 3 de Dezembro 1992 que o primeiro SMS foi enviado, por um jovem engenheiro de testes para um funcionário da Vodafone UK (usando a rede GSM da Vodafone), com a mensagem "Merry Christmas" ("Feliz Natal", caso seja necessária tradução).
O que é certo é que ninguém poderia imaginar o fenómeno em que as SMS se viriam a tornar, com as previsões a indicarem que este ano se terão trocado 6.7 "triliões" de mensagens.
Miúdos e graúdos rapidamente se renderam à conveniência de mandar mensages curtas (e portanto, sem "palavreado" desnecessário) e com a versatilidade de poderem responder apenas quando lhes desse jeito - sem ter que lidar com intrusivas chamadas telefónicas nos piores momento; ou ter que dizer coisas incómodas "cara-a-cara".
No entanto, os SMS poderão agora começar a ser ameaçados pelos novos serviços disponibilizados pelos smartphones, com a internet sempre no bolso, muitos utilizadores voltam-se para as redes sociais (como Facebook e Twitter) como forma primordial de comunicação... pelo que, vai ser interessante analisar como irá evoluir a progressão dos SMS no seu caminho para os 30 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)