2013/01/12

Apple proibe troca de Screenshots na App Store


Já por cá tinhamos abordado a questão das apps fraudulentas na App Store da Apple, e que descaradamente tentavam enganar alguns utilizadores mais incautos, usando imagens falsificadas e não só.

Uma das tácticas mais habituais consiste no developer enviar imagens reais da App (com as quais ninguém gastaria 1 cêntimo a considerar comprar a App), e depois de aprovada pela Apple trocavam-nas por outras mais "apetitosas" - como screenshots directamente tirados de uma XBox 360 - e assim esperando ganhar uns euritos com os utilizadores que caissem na esparrela.

A Apple finalmente parece ter acordado para este problema, e passou a proibir a alteração indiscriminada de imagens que ilustram as Apps. Tal passa a poder ser feito apenas com a submissão da app (ou suas actualizações). Veremos que novas tácticas os scammers arranjarão de seguida... mas parece que assim fica demonstrado que mesmo numa loja de apps supostamente "vigiada"... o vigia por vezes parece ser apanhado em flagrante a dormir.

1 comentário:

  1. O esquema todo envolvia também a alteraçãoo do nome e da descrição:

    Scammer makes an extremely simple iOS app and submits it to Apple.
    Once it’s approved, they change the screenshots, description, and name — things you can edit at any time. Piggyback off a popular game!
    Buy hundreds of fake ★★★★★ reviews, somehow.
    Sit back and relax as you slowly and gently travel towards hell.

    Ainda agora estive a ver a variante do iBlacklist que está no Apple Store com o nome de Lista Negra Gestor Bloquear Chamadas Indesejadas. Um dos queixosos diz que é na verdade uma app de notas. O esquema deve ter sido - submeteram uma app de notas ao Apple Store que foi aprovada, depois mudaram-lhe o nome, a descrição e usaram os screenshots do verdadeiro iBlacklist do Cydia. Têm páginas na internet que quando se pesquisa encaminham para essa app. Obviamente os sites à coca das novidades também publicitam a app, sem a experimentarem, repetindo a descrição aldrabada.

    Mesmo que em proporção houvesse poucos casos a situação não podia continuar. Ficam prejudicados os developers legítimos que têm mais dificuldade em fazer esse tipo de alterações.
    http://readwrite.com/2013/01/09/apple-changes-app-review-process-to-prevent-scam-sales

    ResponderEliminar