2013/01/26

Carregar um Smartphone com Fogo


Imaginem que estão no meio de uma floresta, perdidos, dependentes do GPS do vosso smartphone par tentarem encontrar o vosso caminho de regresso à civilização... mas o malvado indicador da autonomia vos diz que a bateria está prestes a esgotar-se (o que considerando a autonomia dos actuais smartphones, não seria nada de surpreendente). Oh não! O que fazer!?!

Os aficionados da vida ao ar livre provavelmente estariam precavidos com um carregador a energia solar, mas... vamos aumentar a parada e assumir que era de noite, e que necessitavam imperiosamente de carregar a bateria do vosso smartphone antes do nascer do Sol. Uma sobrevivência "até de madrugada" por assim dizer! :)

Bem... nada como regressar às origens e dar uso a uma das mais importantes conquistas da raça humana: o fogo. Sim, é possível recarregarmos um smartphone com fogo, usando um pequeno gerador termoeléctrico, que aqui não é nada mais nada menos quem uma placa Peltier - que alguns poderão conhecer como acessório para arrefecer os CPUs dos seus computadores - mas cujas propriedades de geração de frio/calor também podem funcionar de forma inversa: gerando electricidade a partir de uma fonte de calor.

Como sempre, é o tipo de experiência que deve ser precedida do aviso: não tentem fazer isto em casa a não ser que saibam exactamente o que estão a fazer e estejam dispostos a apostar a saúde do vosso smartphone nisso. :)

3 comentários:

  1. Está uma ideia engraçada! Mas seria sempre mais fácil levar um carregador solar ou uma bateria de Backup! :)

    ResponderEliminar
  2. Não tinhas já falado neste produto uma vez?

    http://biolitestove.com/

    faz exactamente isso sempre é mais seguro :P

    ResponderEliminar
  3. Viva

    O tipo tb tem outra forma de carregar uns telemóveis com uma lanterna de led's que tem uma alavanca rotativa...,

    Eu tenho uma, uso e resulta muito bem com os Nokias cá de casa e o tablet... :)

    ResponderEliminar