2013/01/21

Como Funciona um LED?


No outro dia falei-vos de como funcionam as lâmpadas "economizadoras" fluorescentes. Hoje vou-vos falar da verdadeira iluminação economizadora que as tem vindo a substituir: a famosa iluminação LED (Light-Emitting Diode ou Díodo Emissor de Luz).

Mas para vos explicar como funciona esta tecnologia tenho de começar pela base: como funcionam os díodos?

O díodo é um semicondutor. Um semicondutor é um material com capacidade variável para conduzir corrente eléctrica. Isto processa-se da seguinte forma: uma extremidade tem um material tipo-N que contém partículas carregadas negativamente, e na extremidade oposta um material tipo-P com partículas positivas. A corrente flui da seguinte forma, com os electrões a deslocarem-se de uma camada para outra


Esse movimento dos electrões vai fazer libertar radiação. Se o díodo for construído de um determinado material que obrigue os electrões a dar um grande "salto", isso irá fazer com que eles libertem energia no espectro da luz visível. Ou seja, quanto maior o salto dos electrões de uma camada para a outra, mais energia irão emitir.


É por isso que no caso dos LEDs usados nos comandos da televisão, por exemplo, podemos ter LEDs cuja "luz" não podemos ver, por emitirem energia na gama dos infravermelhos (IR), devido ao material obrigar a um "salto" menor do que nos LEDs com luz visível.

Fica assim uma explicação muito simples do funcionamento deste revolucionário componente electrónico.

[por Pedro Cabido]

1 comentário:

  1. Um tutorial em português de colocar um led a piscar com o raspberry pi é que era!!!

    ResponderEliminar