2013/01/11

Desligar os Ficheiros Offline no Windows


Se é certo que já desisti de ser tão "paranóico" como era em tempos, relativamente aos processos e serviços que estão a correr no meu computador (desisti, por considerar que é uma tarefa "impossível")... o que é certo é que de vez em quando ainda vou espreitar o que por lá anda a ser executado, e de vez em quando deparo-me com coisas que não resisto a eliminar.

Embora nem seja um processo particularmente "pesado", descobri um tal de mobsync.exe na lista de processos em funcionamento.

Uma vez que nunca tinha reparado nele, fui pesquisar na net e descobri que é um processo do Windows que tem a ver com a funcionalidade de manter ficheiros da rede em modo offline sincronizados no nosso computador.


Ora... uma vez que é algo que não uso (e imagino que a maioria das pessoas também não)... nada como desactivá-lo. No Windows 7 bastará pesquisar por offline files, e de seguida clicar no botão que desactiva esta funcionalidade.


Não é segredo que o Windows tenha "milhões" de serviços a funcionar - mesmo quando nunca virão a ser utilizados pelos utilizadores (outro dos exemplos é o serviço de impressão, mesmo para quem não tem impressoras instaladas). Mas não deixo de me interrogar se: seria assim tão difícil ter estes serviços desactivados, e perguntar às pessoas se os queriam activar apenas e quando se reunissem as condições necessárias para que pudessem ter qualquer utilidade? Quer fosse a detecção de uma impressora instalada; ou neste caso... que o computador estava efectivamente ligado numa rede.

4 comentários:

  1. O serviço de impressão é necessário mesmo que só queiras imprimir para PDF.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, quais os serviços que costumas desactivar no Windows 7?

    ResponderEliminar
  3. Este serviço é útil para computadores ligados ao servidor

    ResponderEliminar
  4. Mas isto costuma vir desligado por omissão....

    ResponderEliminar