2013/01/28

Drone com Câmara de 1.8 Gigapixels


Se têm receio do panorama "Big Brother" onde tudo e todos estarão permanentemente sob vigilância... eis um projecto que não vos irá ajudar a dormir descansados à noite. Esta ARGUS-IS é uma câmara com 1.8 Gigapixels, concebida para ser montada num drone tele-comandado, e que permite manter uma área de 25Km2 debaixo de olho em alta resolução, voando a cerca de 5 mil metros.

A diferença relativamente a outras imagens gigapixel, é que neste caso se tem acesso a imagens que estão a ser transmitidas em directo para o posto de comando - e que também são guardadas a bordo, ocupando a módica quantidade de um "exabyte" por dia - ou seja, um milhão de terabytes! (Ainda bem que a DARPA não deverá ter problemas de "custos" para estes projectos.)

Como é que tudo isto é feito? É fácil... em vez de tentar desenvolver um novo e complexo chip de imagem com esta resolução imensa, os seus criadores optaram por recorrer a chips "convencionais" e usando a velha máxima de que a união faz a força. Neste caso, juntaram 368 chips de imagem (pela minhas contas dará chips de cerca de 5MP), que permitem captar todo amplo campo de visão mantendo a resolução necessária para que se possam seguir e detectar pessoas e até aves a voar perto do solo.

Portanto... para quem não estiver satisfeito que a vista de satélite de sites como o Google Maps seja com imagens estáticas... parece que não irá faltar muito para que possamos ter imagens dessas a ser transmitidas em directo (e com a possibilidade de também se poder o dia de ontem, e o anterior, e o da semana passada... e... tornar o Big Brother numa realidade onde a privacidade termina no momento em que pomos o pé fora da protecção de um telhado.)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. lol, gostei da parte de guardar 1 milhão de terabytes por dia de informação.... imagina isso com o PL118 xD

    ResponderEliminar