2013/01/29

Electrónica Auto-Destrutiva

Há várias gerações de pessoas que ainda hoje terão bem presente na memória as célebres mensagens auto-destrutivas das séries "Missão Impossível" (sim, antes de terem passado para o cinema, já a nossa equipa de espiões altamente tecnológica nos prendia ao televisor sempre que passava  - e já tinha uma dupla que mais tarde viria a entrar noutra série mítica "Espaço 1999"... mas isso é outro assunto).

O que interessa é que mais uma vez a realidade imita a ficção, e a DARPA está interessada em desenvolver sistemas electrónicos que possam dissolver-se e desaparecer sem deixar rasto. As vantagens apontadas vão desde a questão ecológica (pois pois), à segurança acrescida caso algum equipamento fique em risco de cair em mãos inimigas (bem mais lógico), e também a de possibilitar implantes em soldados que depois simplesmente desaparecem quando deixarem de ser necessários (este aqui, sem dúvida que irá dar pano para mangas para todos os que gostem de teorias da conspiração).

Esperemos apenas que no caso dos equipamentos colocados no corpo dos soldados, essa auto-destruição não seja tão explosiva e fumarenta como a que viamos nos episódios da Missão Impossível. Se bem que... já estou a imaginar alguns defensores dos sistemas de DRM a salivar perante a perspectiva de remotamente poderem fazer desaparecer as memórias, discos, e até talvez os computadores/smartphones/tablets dos infractores que forem apanhados a fazer algum download "ilegal"!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)