2013/01/10

Synaptics Sensa Mostra os Problemas de um Tablet sem "Bordas"


A tendência actual nos equipamentos mobile é a de se terem ecrãs cada vez maiores - mas ao mesmo tempo tentando fazer com que o tamanho final do produto seja o mais compacto possível. Isso faz com que as margens em redor do ecrã tenham começado a mingar, e fazendo-nos sonhar com o dia em que se possa ter um smartphone ou tablet que seja "100% ecrã".

Ainda não chegamos a esse ponto, mas há quem já esteja a trabalhar para resolver alguns dos potenciais problemas que acontecerão nesses equipamentos. Este tablet Sensa da Synaptics foi concebido para demonstrar esses problemas... e algumas das possíveis soluções.

Com margens de tamanho reduzido ou inexistentes, será inevitável que o touchscreen detecte parte da mão ou dos dedos que usamos para o segurar. No entanto, não me parece que os utilizadores estivessem dispostos a aceitar selecções erráticas a serem feitas "à sorte" por esses toques (já nos chegam as chatices quando se usam touchscreens resistivos! :)

A Synaptics propõe a utilização de áreas de detecção de toque na parte traseira do tablet, que permitirão saber de que forma os utilizadores estão a segurar no tablet e assim filtrar os dedos que estarão a tocar no ecrã sem intenção de efectuar qualquer acção.

... É o tipo de trabalho que poderá passar despercebido à maioria das pessoas, mas que será de importância vital para que estes equipamentos se tornem utilizáveis. Ou seja... terá que funcionar tão bem, ao ponto de passar completamente despercebido pelos utilizadores! :)

3 comentários:

  1. Toutch também nas costas do tablet ?
    O que a Apple fez com o iPad Mini, ao reduzir as margens, foi criar software que distinguisse os toques acidentais nas bordas do ecrã dos toques acidentais.
    Já li coisas a dizer que funciona bastante bem e outras que nem por isso.

    O touch nas costas não me cheira. Não funcionaria com o smartcover que uso e que cobre a parte de trás do tablet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. A primeira coisa que me ocorreu foi "Mas a Apple já não tinha feito algo do género?" só não me lembrei que era software. Se calhar é mais simples do que estar a instalar sensores nas costas do tablet.

      Eliminar
  2. toques acidentais / toques intencionais

    ResponderEliminar