O Firefox OS quer colocar um browser como ponto central de operações num smartphone (e não me admirava nada que de seguida se sigam tablets e netbooks ao estilo do Chromebook do Google). Mas para que a web tenha possibilidades de concorrer directamente com as Apps nativas das outras plataformas, será necessário que aprenda alguns truques novos, como agora acontece com estas Web Activites.
A ideia é facilitar a interligação de web apps de forma a se poderem maximizar os seus recursos. Por exemplo, se quiserem que o utilizador escolha uma fotografia, não têm que se preocupar em criar um método de selecção de fotos, ou lidar com a possibilidade de haver uma câmara no equipamento: apenas têm que dizer que "querem uma imagem", e o sistema providenciará os métodos que tem para o fazer; tanto através da galeria de fotos, como de uma foto tirada no momento através da câmara.
A vantagem está em que qualquer App se pode registar como sendo fornecedora ou consumidora deste tipo de actividades, pelo que se tivessem uma Webapp que aplicasse efeitos em imagens, poderiam igualmente registá-la como fornecedora de imagens, para que aparecesse quando qualquer outra App pedisse ao utilizador para escolher uma imagem.
A selecção de imagens (ou outro tipo de ficheiros) são apenas uma das muitas actividades disponíveis: marcar números de telefone, enviar SMS, adicionar contactos, ver URLs, gravar bookmarks, controlar o consumo de dados/voz/custos, etc.
Parece-me muito bem encaminhado este Firefox OS... e olhem que até tenho umas esperanças secretas de que possa muito bem vir a tornar-se na plataforma "de futuro" que sucederá às actuais, assim que os utilizadores começarem a aperceber-se das desvantagens de ter os conteúdos presos numa única plataforma.
2013/01/25
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bem... só vejo "Android" escrito por todo o lado :)
ResponderEliminarAnyway, se uma coisa funciona bem, não é preciso reinventar a roda, reutiliza-se e pronto :)
Também o WebOS tinha feito destas coisas. :)
EliminarO Android tem exactamente esse mesmo conceito. E acho muito bom!
ResponderEliminarPor isso fico contente de ver isso a aparecer no Firefox OS!
Tenho algumas esperanças em relação ao mesmo!
Certamente vou querer ter um desses aí. Sou fã do Firefox.
ResponderEliminar