2013/01/30

Whatsapp Viola Privacidade dos Números Telefónicos


Haverá coisas como "boas violações de privacidade" e "más violações de privacidade"? Não sei, mas ao ler esta notícias de que a WhatsApp está agora na mira de algumas agências de protecção de dados, por aceder a todos os contactos telefónicos dos utilizadores.

Isto é... já chegamos ao ponto de colocar barreiras nas Apps para que o utilizador tenha que dar acesso à sua lista de contactos: e agora vamos complicar ainda mais as coisas dizendo expressamente a quais queremos/não queremos dar acesso?

Embora eu seja completamente a favor da privacidade, penso que começamos a chegar a um ponto em que a privacidade será de tal ordem que se tornará imensamente complicado conseguir fazer o que quer que seja. Acima de tudo, penso que estas agências deveriam ter um papel mais educativo e menos repressivo: pois de que serve estar tão preocupado com uma App a aceder à nossa lista de contactos - e para o qual damos a nosso consentimento - se depois mais facilmente podemos ter "amigos" que sem qualquer problema são capazes de introduzir o nosso número de telefone num qualquer serviço que lhes peça "refere-nos 5 amigos para teres um prémio especial"?

Penso que a "comunidade online" já tem consciência suficiente para se auto-influenciar e fugir dos produtos que considerem ser abusivos, optando pelos produtos que tratam a sua privacidade de melhor forma.

... Se bem que... por essa ordem de ideias não teríamos 1 bilião de pessoas no Facebook... Mas é como disse, o melhor seria educar e consciencializar as pessoas para o valor da sua privacidade - e ainda mais a das outras pessoas (nos casos em que tal possa depender de si) - do que andarem a perseguir Apps que dependem do conhecimento desse tipo de dados para facilitar a vida aos utilizadores.

2 comentários:

  1. O problema do whatsapp vai ainda para alem dos referidos contactos, pois se a isso juntarmos o facto de podermos saber a que horas a pessoa do numero tal utilizou o servico a coisa fica mais seria, e se a pessoa nao souber o nosso numero nem sabe que esta a ser espiada, (isto no android) depois ainda ha o whatsapp sniffer que dispensa apresentacoes.

    ResponderEliminar
  2. E quem não estiver satisfeito, nem sequer a consegue desinstalar. Já tentei de tudo...

    ResponderEliminar