2013/02/25

A Águia que Pegou no Bebé


Foi um fenómeno viral que correu mundo: um vídeo amador que num parque no Canadá apanha uma águia que tenta apanhar um bebé, e que quase sucede em levá-lo pelos ares.

Sem dúvida que é uma história insólita e com final feliz que se compreende que tenha apaixonado o mundo... não fosse ter-se tratado de um vídeo falso, fruto da imaginação e criatividade de quatro estudantes canadianos para uma cadeira do seu curso de efeitos visuais.


O objectivo era criar um vídeo viral na internet que atingisse as 100 mil visualizações... e com mais de 17 milhões de visionamentos só no primeiro dia... penso que estes alunos puderam ficar descansados quanto à sua nota nessa cadeira.

É certo que desde o início sugiram críticos a colocar em causa a veracidade do vídeo, e que alguns se deram ao trabalho de analisar minuciosamente cada frame do mesmo em busca de falhas (que existem), mas havia também um número crescente de pessoas que já estava disposta a acreditar inteiramente na sua veracidade, e a lutar contra os que diziam ser mentira (estes fenómenos na internet... são mesmo autênticos "fenómenos"!)

Uma vez mais, deixo o alerta... cuidado com tudo o que vêem e lêem na internet. Pois por vezes a mais real das coisas pode ser falsa, e a mais incrível e inacreditável pode acabar por ser mesmo verdadeira. Num caso ou no outro, uma boa dose saudável de cepticismo e de se aceitar que se pode ter errado é mudar de opinião, é sempre recomendável.

(E não posso deixar de evitar pensar o quanto futuros possíveis vídeos verdadeiros de coisas improváveis passem a ser considerados "falsos" à custa deste episódio... Se bem que, por via das dúvidas, talvez seja mesmo preferível duvidar do que acreditar. :)

3 comentários:

  1. Às vezes não é preciso vir um especialista em vídeo para analisar. É preferível ler as opiniões de alguns especialistas em aves que afirmaram que era impossível aquilo que supostamente estava filmado.

    Temos que começar a acreditar mais nas teorias do que naquilo que vemos. Embora seja dificil...

    ResponderEliminar
  2. É pá, sou muito fã de CGI e este video está simplesmente espectacular, muito bom e mesmo difícil de ver as falhas à primeira visualização! Já agora gostava mesmo era de saber a nota que tiveram e se já lhes ofereceram trabalho. :P

    ResponderEliminar