2013/02/28

Bill Gates, Zuckerberg (e outros) querem Jovens a Programar


Cá em Portugal assistimos a um enorme esforço em levar os computadores a todas as salas de aula e alunos; mas interrogo-me se realmente se terá feito um esforço idêntico para incentivar os jovens a olhar para eles como mais que meras máquinas de jogos. Nos EUA, alguns "gigantes" da área estão a dar a cara e a promover a programação entre os mais jovens, sendo possível ouvir os relatos de Bill Gates, Mark Zuckerberg, Gabe Newell, Jack Dorsey entre muitos outros, num filme que foi produzido para o efeito.

Considerando-me eu um "programador nato" (desculpem a falta de modéstia, mas se há coisa que pareço ter nascido para fazer, é mesmo programar, tendo uma facilidade incrível em visualizar instantaneamente como um problema deverá ser "partido em blocos" por forma a ser facilmente transposto para uma linguagem de programação) acho que se poderá considerar a programação como sendo um das ferramentas fundamentais para toda e qualquer pessoa.

Se na escola já nos ensinam montes de coisas que muitas pessoas nunca virão a utilizar no futuro, a desculpa de que alguém não tenha interesse em programar fica também sem efeito. E considerando o peso que os computadores e a tecnologia tem na vida de todas as pessoas actualmente, não poderemos considerar que a programação até acabe por ser algo bem mais necessário que algumas dessas tais coisas que (ainda) são ensinadas?

Mesmo que não tencionem seguir uma vida "tecnológica", não será útil terem as noções que vos permitem colocar um computador a fazer aquilo que precisam? Quantas vezes não deixarão por concretizar uma ideia por não saberem como a pôr em prática?... Com o conhecimento de como se pode fazer um programa, abre-se todo um novo horizonte por explorar. Em vez de simples utilizadores de coisas que já estão feitas passarão a ser criadores - e nem precisam estar assustados pela ideia de terem que criar algo de novo, pois com a quantidade de software open-source existente, em muitos casos poderão apenas necessitar de pegar em algo já feito e alterarem-no para que faça o que pretendem.

Muito se fala da necessidade da matemática para nos dar os fundamentos de uma linguagem universal... Se é certo que assim é, o mesmo se poderá dizer igualmente da programação e a forma como nos obriga a raciocinar.


3 comentários:

  1. Que linguagem ou linguagens recomendas aprender para um teenager que se queira iniciar nestas andanças?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando algumas excepções (de linguagens de programação mais "esotéricas") na grande maioria dos casos a linguagem que se escolhe acaba por ser irrelevante - já que se trata do equivalente a "aprender a falar" (e onde depois de se saber falar, depois é escolher se se quer falar portugues, ou ingles, ou frances.)

      Mas tens opcoes muito variadas, desde programação visual por blocos (o Scratch do MIT), ao vb.net e C#, ou ao "C" puro.

      E não faltam sites destinados a ensinar programação, como o www.codecademy.com

      Eliminar
  2. Uma das maiores falhas na reforma curricular do ano passado foi essa: esquecer a programação.
    Há tempos, um investigador inglês dizia que a programação é o novo Latim.

    ResponderEliminar