2013/02/01

Cinco Utilizadores Enfrentam o novo BlackBerry Z10


A BlackBerry quis reinventar-se e aos seus equipamentos, e o resultado foram dois novos BlackBerry. No caso do Z10, um equipamento totalmente "touch" que nem dispõe de tecla "home", há uma forte componente gestual para a sua operação.

O problema é que tais gestos são algo que não se torna imediatamente aparente, e que poderá confundir os utilizadores no primeiro contacto com o aparelho (bem que posso relacionar-me com isto, pois até no Android muitas vezes ficava surpreendido pela falta de opções nalgumas situações... até me lembrar de carregar na tecla de opções - e aqui estamos a falar de uma tecla que está visível à frente dos olhos).

Não digo que o interface não esteja engraçado funcional para quem souber tirar partido deles, mas espreitando o seguinte vídeo onde cinco pessoas parecem ficar perdidas ao mexer num Z10 sem "instruções"... interrogo-me se as importantes "primeiras impressões" não poderão deitar por terra as (boas) intenções da BlackBerry nestes modelos.

9 comentários:

  1. eu estou entusiasmado com os novos BB, a ver se quebram a hegemonia android e ios

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/2/13 20:29

    Talvez se não fizessem skip ao tutorial quando ligam o telefone pela primeira vez... É assim antes de que seja o que for se torne banal é preciso um tempinho de aprendizagem e habituação. Não acho os gestos complicados de aprender ou utilizar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ponto principal deste vídeo é ver se o software é intuitivo e eu apesar de gostar do conceito penso que este requer muita habitação para o dominar.

      Eliminar
    2. Anónimo2/2/13 03:13

      Nenhum software é intuitivo se estiveres em contacto com ele pela primeira vez (ou seja, não é baseado em standards ou semelhante ao que veio antes) e ainda por cima ignorares os 5 segundos de instruções que te dão.

      Sempre me perguntei porque raio é que tenho que carregar no botão de bloquear para acender o ecrã para usar um gesto de desbloquear... isso sim não é intuitivo, no entanto, é o standard.

      Eliminar
  3. Eu acho este video no minimo ridiculo..
    A Blackberry conseguio recriar um SO funcional e a base de gestos(like webOS), é bastante facil de perceber como funciona.
    Caso não aconteça, sempre podem ver o tutorial no inico antes de fazerem estas figuras... :p

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei. Não de ver as pessoas confusas, mas de sistema com uma abordagm disruptiva. Na minha opinião vai se tornar cada vez mais standard estes gestos, começando fora do ecrã tirando proveito da superfície plana e continua do dispositivo. Se não me engano o win8 também, tem algo do género para um menu lateral.

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei. Não de ver as pessoas confusas, mas de sistema com uma abordagm disruptiva. Na minha opinião vai se tornar cada vez mais standard estes gestos, começando fora do ecrã tirando proveito da superfície plana e continua do dispositivo. Se não me engano o win8 também, tem algo do género para um menu lateral.

    ResponderEliminar
  6. Isto é o que faz estar muito tempo agarrado aos Android e aos iOS... ficam BURROS! Depois já não sabem mexer! lol mas enfim... ridículo o video!

    ResponderEliminar
  7. Isto é o que faz estar muito tempo agarrado aos Android e aos iOS... ficam BURROS! Depois já não sabem mexer! lol mas enfim... ridículo o video!

    ResponderEliminar